No Acre, varejo ampliado registra o segundo maior crescimento do País em 2007

Resultado é a soma do varejo nominal com as vendas de automóveis, peças e material de construção civil

pisos_1.jpg O resultado das vendas no varejo ampliado em 2007 obteve no Acre o segundo melhor desempenho entre todos os Estados brasileiros, crescendo 23% em relação a 2006. O primeiro lugar é ocupado pelo vizinho Estado de Rondônia, que encerrou 2007 apresentando aumento de 28,7% em comparação ao período anterior.

Os dados estão contidos na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  O Comércio varejista ampliado é a soma do varejo mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Em todo o País, o  volume de vendas de veículos, motos, partes e peças cresceu 13,5% em relação a dezembro de 2006, acumulando alta de 22,6% no ano. O segmento de material de construção cresceu 10,4% sobre dezembro de 2006, acumulando 10,8% para em 2007, sobre o mesmo período do ano anterior, devido às medidas oficiais de incentivo à construção civil, além da conjuntura econômica favorável.

Houve leve aceleração no ritmo de crescimento do volume de vendas, na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano, no que diz respeito ao varejo , com alta de 9,3% para 9,6%. Quanto ao Comércio varejista ampliado, a taxa se manteve estatisticamente estável, passando de 13,5% para 13,4%.

No geral, o comércio varejista  do Acre retomou o ritmo de crescimento de 2006 e encerrou o ano de 2007 com crescimento de 6,1%, taxa superior que as registradas em Rondônia, Amazonas, Piauí e Roraima. A média Brasil foi  de 9,6%. A previsão da Federação do Comércio do Acre (Fecomércio) é que as vendas sejam superiores ou se mantenham estáveis em 2008 na comparação com o ano passado.

 

O QUADRO MOSTRA O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO EM 2007 NO BRASIL

 ibge_varejo.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edmilson Ferreira
Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter