No governo Gladson Cameli, comércio e construção civil já são os setores que mais empregam

Dados do Caged sinalizam aquecimento da economia; no Acre foram gerados 4.454 postos de trabalho entre abril e maio

Levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra alta significativa nos postos de trabalho no Acre nos últimos dois meses de referência da pesquisa: abril e maio.

Para especialistas, os bons ventos a favor da economia são reflexos da confiança dos empresários nas políticas de impulsionamento da economia pelo governo Gladson Cameli, sobretudo com a retomada de obras não terminadas, a renegociação de débitos, o pagamento de dívidas herdadas do governo passado e o enxugamento de despesas.

Em todo o estado, os setores que mais impulsionaram a geração de emprego e renda foram o comércio e a construção civil, considerados os mais fortes segmentos da economia acreana.

A retomada de obras não terminadas, a renegociação de débitos, o pagamento de dívidas herdadas do governo passado e o enxugamento de despesas Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os números mostram que em abril e em maio houve alta nas contratações de trabalhadores em relação ao número dos que foram desligados do serviço. Na construção civil no mês de abril, pelo menos 142 pessoas tiveram a carteira assinada, enquanto que apenas 94 foram demitidas, uma variação positiva de 0,85%.

Já em maio, o último mês de referência do Caged, as novas contratações saltaram para 577, com apenas 264 desligamentos. Alta de 5,13%.

No início deste mês, o governador Gladson Cameli havia lançado o programa Ramais do Acre para movimentar serviços com maquinários pesados nos 22 municípios acreanos injetando R$ 10 milhões na economia do estado com a recuperação de mais de cinco mil quilômetros de estradas vicinais.

Comércio alavanca a economia

No comércio, os números ainda são muito mais animadores. Em abril último, ao menos 855 trabalhadores foram admitidos, enquanto que em maio foram gerados 751 novos empregos no setor.

Na opinião do governador Gladson Cameli, o empenho de sua equipe em buscar novos investimentos, adotando uma política de austeridade com as contas públicas vai permitir aumentar ainda mais as ocupações remuneradas nos próximos meses.

“Acredito que, se Deus quiser, com o trabalho de nossos técnicos, vamos ainda muito mais longe, já que estamos prestes a liberar uma licitação de mais de R$ 94 milhões para a segunda etapa de recuperação de ramais e também da retomada de outras 40 obras inacabadas pelo governo passado”, ressalta o governador Gladson Cameli.

Somando-se todos os setores, além dos mencionados, o que incluem alguns como os da indústria de transformação, de serviços e de agropecuária, o Acre gerou 4.454 empregos nos meses de maio e abril.

Os números mais recentes do Caged são de maio, porque o órgão costuma trabalhar com a tabulação de dados sempre dentro do mês subsequente. Ou seja, ainda não há números de junho. Mas eles devem ser divulgados ao final de julho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter