consulado da mulher

“Nokun Piti Xarabu” celebra indicação de mulheres indígenas do Acre à prêmio nacional

A diversidade da cultura indígena do Acre rendeu a um grupo de mulheres indígenas a indicação ao 6º Prêmio Consulado das Mulheres de Empreendedorismo Feminino 2018. Para celebrar a oportunidade, o grupo realiza nesta sexta feira, 5, o lançamento da atividade cultural Nokun Piti Xarabu – Nossas culinárias indígenas, na sede da Casa dos Povos Indígenas”.

A indicação à premiação foi realizada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SepMulheres), que enxergou no prêmio a possibilidade de um novo reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas aldeias.

“O espaço fortalece as políticas públicas de valorização dos povos indígenas, sobretudo, na revitalização da identidade, fortalecimento da autonomia econômica, uma vez que vai gerar renda e no fortalecimento da cultura”, ressaltou a gestora da SEPMulheres, Concita Maia.

A atividade é uma realização do Governo do Estado, através da SepMulheres e o Centro Huwã Karu Yuxibu. O evento acontecerá das 16hs as 20hs, na Casa dos Povos Indígenas, localizada na Rua Ruy Barbosa, 17, Centro, em Rio Branco.

Durante a atividade haverá degustação e comercialização de pratos tradicionais da culinária indígena, fortalecendo e dando visibilidade à mulher indígena, bem como pinturas corporais, venda de peças de artesanato, cantos indígenas, entre outros.