Nova secretária de Segurança já definiu plano de ação

Márcia Regina assume o cargo a partir desta quarta-feira

marcia_regina_1.jpg

Márcia Regina quer fortalecer atuação integrada das polícias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A nova secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, tem metas e planos definidos com rigor de detalhes quanto às políticas de curto, médio e longo prazos. Advogada formada no Rio de Janeiro, onde trabalhou em escritório por cerca de um ano, Márcia conhece bem o setor que estará comandando, principalmente porque atuou pessoalmente na construção do arcabouço jurídico da transição de vertentes do sistema de segurança.

Entre os exemplos está a própria criação do Departamento de Administração Penitenciária (DAP), que deu lugar ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), órgão autônomo e fortalecido.  Outros exemplos são a Secretaria de Estado da Polícia Civil, comandada atualmente pelo ex-delegado-geral Emilson Farias, e o complexo de leis das políticas socioeducativas.

Além dos mecanismos de segurança, Márcia trabalhou por um ano na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), e na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) participou ativamente da elaboração do conjunto de leis do Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre e dos processos imobiliários que trouxeram melhorias à região da Gameleira. "Até 1999 os imóveis do Governo eram irregulares. Trabalhei na regularização de mais de duzentos deles", lembra. Desde 1994 na PGE, Márcia representou o Acre como delegada em reuniões dos conselhos de meio ambiente e florestal. Atuou também junto ao primeiro contrato do Estado do Acre com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com vista a um contexto futuro, o conhecimento de Márcia, segundo ela mesma, será aplicado no fortalecimento da atuação integrada das polícias com ênfase na inteligência. A prevenção será potencializada com o aumento do policiamento ostensivo e, no prazo mais rápido, as unidades do sistema de segurança terão atendimento padronizado. "Vamos estabelecer padrões de atendimento até 2010, usando a tecnologia para integração do banco de dados", explicou. Por meio desse programa, uma mulher vítima de violência que mora no Tancredo Neves, por exemplo, não terá  que necessariamente recorrer à delegacia especializada, que fica no Segundo Distrito, para receber o atendimento inicial.

Marcia irá fortalecer o Sistema Integrado de Operações de Segurança Pública, (Siosp), investindo na capacitação pessoal e em equipamentos, aliando uma política de articulação ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público. Nos próximos dias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) passará por uma consultoria especializada para que a Secretaria de Segurança defina metas e prioridades. O objetivo é reduzir os acidentes de trânsito na capital e educar condutores e pedestres.