Melhorias

Novos alojamentos para agentes penitenciários são entregues no Presídio Francisco de Oliveira Conde

Governo vai investir R$ 7 milhões no Complexo Penitenciário de Rio Branco até o fim do primeiro semestre

O Governo do Estado do Acre entregou nesta segunda-feira, 25, dois novos alojamentos para agentes penitenciários do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Lucas Gomes, destacou os avanços conquistados nos últimos meses e revelou que a entrega dos alojamentos é uma demonstração de compromisso e respeito com os profissionais que atuam nos presídios acreanos.

“A entrega destes alojamentos representa o início de um novo tempo para o nosso sistema prisional. Um novo tempo de comprometimento tanto dos nossos valorosos servidores como do Governo do Estado”, ressaltou.

Novos dormitórios são mais modernos e agradáveis, para que os trabalhadores se sitam o mais confortável possível, quando no trabalho (Foto: Odair Leal/Secom)

Os prédios foram construídos nos padrões estabelecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Uma das características diz respeito à localização, os alojamentos estão em uma área externa sem nenhum tipo de contato com os apenados dos regimes fechado e provisório, garantindo, desta maneira, mais segurança e privacidade aos profissionais.

“Antes, os agentes ficavam em um alojamento no mesmo pavilhão dos detentos e isso não é bom perante os nossos procedimentos porque deixa o nosso profissional em situação de vulnerabilidade”, explica o diretor da unidade prisional, Rosberg Tomaz.

Juntos, os espaços têm capacidade para atender, confortavelmente, 50 agentes penitenciários. Além dos quartos climatizados, os alojamentos possuem área de convivência, copa e banheiro.

A construção dos alojamentos foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e faz parte do audacioso projeto de 100 dias de gestão do secretário Thiago Caetano em entregar uma nova obra por semana.

Gestores de outras pastas participam de solenidade de entrega; ao microfone, o diretor do Iapen, Lucas Bolzoni (Foto: Odair Leal/Secom)

Os investimentos previstos até o fim do primeiro semestre deste ano são de R$ 7 milhões somente para o Complexo Penitenciário de Rio Branco. Os recursos já estão assegurados por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Em junho, um moderno pavilhão será inaugurado na unidade prisional. Com capacidade para receber 400 reeducandos, o prédio se diferencia dos demais por possuir cercas equipadas com sensores de movimentos, além de monitoramento realizado com auxílio de câmeras em alta definição, algo inédito no sistema penitenciário acreano.