Núcleo de Educação Permanente é meio de atualização dos profissionais da saúde

Médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde atuantes no Pronto-Socorro de Rio Branco participam de diversas atividades realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente. Bastante atuante, o Núcleo tem o propósito de oferecer oficinas, videoconferências, rodas de conversa, discussão de casos clínicos, trabalho baseado em equipe (TBL) e outros.

“A educação permanente vem contribuir com os processos de trabalho na unidade através da troca de saberes entre os profissionais, facilita o envolvimento deles e se torna motivador através de estratégias hoje consideradas inovadoras de ensino, que são os métodos ativos”, esclarece Mônica Nascimento, coordenadora do Núcleo.

Desde o início do ano, o Núcleo de Educação Permanente já realizou atividades focadas em várias especialidades. No total foram sete ações. Dentre elas o treinamento voltado para o atendimento de urgências e emergências pediátricas, com a médica neuropediatra Bruna Beirute.

Outro treinamento, executado em parceria com a Liga Alfa, Emergências Médicas e Trauma, formada por acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi o direcionado à Parada Cardíaca e Reanimação Cardiopulmonar, realizada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Emergência Clínica e Trauma.

Profissionais recebem treinamento com simulação. Foto: Cedida.

As atividades aliam teoria à prática, com forte para a simulação semirealística. “Trabalhamos bastante com simulação, pois a interação com os profissionais é melhor. Neste ano, nosso foco foi trabalhar diretamente nos setores de trabalho, tendo como objetivo atualizar os profissionais e melhorar o atendimento à população”, afirma Nascimento.

Profissionais de saúde de outras unidades, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde, além de acadêmicos de medicina, também participam de atividades promovidas.

As ligas acadêmicas também são grandes apoiadores do Núcleo, destacando-se a já citada Liga Alfa; Liga Acadêmica de Cardiologia (LIAC); Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM); Liga Acadêmica de Pediatria (LAPED); Liga Acadêmica de Cirurgia (LAC); Liga Acadêmica de Feridas (LAFE); e Liga Acadêmica Acreana de Neurologia e Neurocirurgia (LAANN).

Até o final do ano, o Núcleo de Educação Permanente do PS pretende desenvolver outras ações inovadoras.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter