Educação quer promover mudanças na prática pedagógica

gestar_035.jpgAs aulas de Português e Matemática dos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, da rede estadual, vão ficar mais atraentes e dinâmicas. A iniciativa é da  Secretaria de Estado de Educação (SEE), que vai capacitar professores de 18 municípios acreanos,  através do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar.

O primeiro passo para consolidar a ação foi dado na última quarta-feira, 7, com a entrega dos materiais pedagógicos, cadernos de teoria e prática, aos docentes de Rio Branco. Nos outros municípios já houve a distribuição. Durante um ano, período do curso, os docentes terão seis encontros presenciais para receberem orientação pedagógica e vivenciarem com os tutores, as experiências da sala de aula. O primeiro encontro presencial acontecerá no mês de junho.

Nas oficinas presenciais, coordenadas por um formador da SEE, os professores vão trabalhar interativamente o conteúdo dos cadernos. Os encontros envolvem dinâmicas, que motivam os participantes a relacionar os aspectos teóricos às suas praticas cotidianas em sala de aula, além de avaliações por meio de atividades didático-práticas entre outros exercícios. No final do programa, os estudantes envolvidos realizarão provas diagnósticas, as quais proporcionarão uma visão da mudança da prática pedagógica do professor.

Na disciplina de Matemática, serão trabalhados os seguintes temas: Matemática na alimentação; nos esportes e seguros; nas formas geométricas e na ecologia, enquanto que em Português, as oficinas se concentram em temas sobre Linguagem e cultura; Análise lingüística e tipos textuais .

 O Gestar é um programa orientado para a formação continuada de professores do ensino fundamental.Envolvem avaliação diagnóstica, reforço nas dificuldades específicas dos estudantes e mudanças na prática docente, que reflitam a superação da idéia do professor centrado na mera transmissão de conteúdos, informações e técnicas.

As ações visam elevar o desempenho escolar desta modalidade, assim como ocorreu nas séries iniciais do ensino básico, onde a ação contribuiu com a qualidade e melhoria do ensino, comprovado no exame Prova Brasil, em que o Acre obteve resultados significativos. O programa é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e acontece com momentos presenciais voltados para o acompanhamento da prática e o apoio à aprendizagem dos professores cursistas .

Para a professora da Escola Maria Chalub Leite, Fátima Santos, o curso possibilita aos docentes conhecerem novas práticas de ensino. "A educação está diferente e a maneira de ensinar continua a mesma. O Gestar serve para situar o professor na realidade atual do aluno", comentou Fátima.

Partilhando da mesma opinião, Rejane Maia, da escola Paulo Freire, ressaltou que além do programa trabalhar os conteúdos e as metodologias, também revê a relação aluno/professor. "O importante é mudar nossos hábitos. E quando a gente faz isso, há melhorias nas avaliações", concluiu a professora.

A técnica da SEE, Iracema Alvarez, espera que através da capacitação dos profissionais, os alunos consigam desenvolver competências como ler, escrever e ter um raciocínio lógico, e isto só ocorre, de acordo com a técnica, quando se muda a  prática pedagógica através de novas estratégias. " O Gestar não se preocupa com o conteúdo, pois este item o professor já domina, mas com a prática pedagógica" , concluiu a técnica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter