O que fazer nas férias em Rio Branco?

O período de férias é  esperado por todos com ansiedade. Mas quando elas chegam, o que fazer? Na capital acreana, a resposta está nas programações e espaços culturais. Com uma agenda variada, a cidade oferece nesse período boas opções para quem quer aproveitar as férias ou procura um bom divertimento. Uma dica que também vale para os pais.

Festac

O VI Festival de Teatro do Acre (Festac) promete ocupar, de 14 a 21 de janeiro, o tempo livre dos acreanos com muita diversão, drama, suspense e risadas. O evento vai reunir grupos teatrais do Acre, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal. Serão cerca de quinze apresentações, além de palestras e oficinas. Tudo isso espalhado pelo Teatro Plácido de Castro, Theatro Hélio Melo e Cine Teatro Recreio.

Para essa edição, a proposta do Festac é de discutir a coletividade e o relacionamento no teatro. Será um grande encontro da produção teatral brasileira, uma troca de experiências entre os artistas e uma troca de emoções com o público. Lenine Alencar, um dos organizadores do evento, fala que, “Evidente que temos como foco a identidade cultural amazônica. Estamos num processo crescente com o Festac, buscando promover a formação do teatro local e da nossa região, intercambiando com as diversas linguagens artísticas apresentadas pelos grupos”.

Para Suely Rodrigues, Diretora Artística do grupo Raízes do Porto, o festival tem grande importância para a região. “O Festac sempre promoveu o encontro da diversidade teatral do Brasil, incluindo em sua programação diversos tipos de espetáculos vindos de todas as regiões. Este ano o principal viés de discussão está em torno do custo amazônico que tem sido tema de todos os debates das Políticas Públicas para as Artes, hoje, garantido nas Diretrizes do Plano Nacional de Cultura.”

O Festac começa nesse sábado, 14, num cortejo com concentração às 16h30, na Praça da Revolução, descendo para o Novo Mercado Velho. E logo de cara, o público vai poder curtir de graça as apresentações de Comédia Del’ Acre, da Cia. Visse e Versa e Tira a Canga do Boi, do Grupo Raízes do Porto. A programação segue por mais sete dias, trazendo peças de classificação livre e adulto.

Você confere a programação completa aqui.

E nos centros culturais…

A Fundação de Cultura Garibaldi Brasil já esta ofertando ao riobranquense opções de diversão e capacitação para o período de férias. A programação inclui brincadeiras, como peão e peteca; sessão de cinema, caminhada e atividades de dança, capoeira e futebol. A Temporada de Férias começou dia de 9 de janeiro e segue até 9 de fevereiro.

“É uma programação para crianças, adultos e temos ate capoeira para idosos. Queremos atingir todo mundo mesmo”, conta Emanuelly Falqueto, da assessoria da FGB, “O objetivo principal é que a comunidade desses bairros tome conta dos centros culturais que são deles”. Se o projeto da Temporada de Férias for um sucesso, a Fundação planeja fazer com que as atividades durem o ano inteiro.

Para aproveitar a programação basta ir ao: Parque Urbano Capitão Ciríaco (no bairro 06 de Agosto), Centro Cultural Lydia Hammes (no Aeroporto Velho), Dona Neném Sombra (no bairro 15), Centro de Tradições Populares, ou no Quadrilhódromo (no Tucumã). As inscrições serão feitas na hora e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. E o melhor é que as atividades acontecem com ou sem chuva: para garantir a alegria da garotada foi montada uma tenda no Capitão Ciríaco.

A programação completa da Temporada de Férias você pode conhecer aqui.

Já  nos espaços públicos…

Em Rio Branco há espaços públicos para passear, adquirir conhecimentos e de quebra assistir a bons filmes de graça. É o caso da Biblioteca Pública Estadual. O prédio, totalmente reformado, abriga grande acervo de livros, revistas e um espaço exclusivo de revistas e quadrinhos, além de uma ampla área infantil, computadores disponíveis para pesquisa e ponto de internet sem fio.

A Biblioteca Pública oferece programação semanal de filmes para os públicos infantil e adulto. As sessões infantis ocorrem em dois horários de segunda à sexta-feira: às 10h e 15h. Aos sábados há uma única sessão, às 16 horas. Os filmes destinados ao público adulto são exibidos de segunda a sábado, sempre às 19 horas. Cada dia é um filme diferente e a entrada é gratuita.

Entre os espaços públicos culturais que vale visitar estão ainda a Biblioteca da Floresta, o Memorial dos Autonomistas e o Museu da Borracha. Outra excelente opção de lazer são as praças e parques da cidade. Nos parques Chico Mendes, da Maternidade, do Tucumã e Capitão Ciríaco há espaços para prática de esportes, caminhada, skate park e lanchonetes.

E eventos? A cidade possui vários, que vem e vão toda a semana. A melhor maneira de conferir é ficando de olho na Agenda Cultural, que traz os eventos culturais mais badalados para você se programar: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/agenda-cultural.html

Nas férias, só fica parado quem quer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter