“O sonho não é impossível”

Acre entrega proposta técnica para sediar jogos da Copa 2014 à Comissão da Fifa

O dia 15 de janeiro de 2009 fica registrado como a data em que o Acre apresentou à Fifa a proposta técnica da cidade de Rio Branco como candidata oficial à sede da Copa do Mundo Fifa 2014. O documento foi entregue na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo Presidente do Comitê Executivo da Proposta do Acre, Jorge Viana, acompanhado da Presidente do Comitê do Legado, senadora Marina Silva, do coordenador técnico da proposta engenheiro Luiz Volpato, e do secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.

copa_2014_1.jpg

Comissão esteve no Rio de Janeiro oficializando a proposta técnica da candidatura do Acre na Copa do Mundo de 2014. (Foto Divulgação)

 

Ouça o depoimento do Presidente do Comitê Executivo da proposta do Acre, Jorge Viana, concedido à TV Aldeia

 

A Presidente do Comitê do Legado Acre, senadora Marina Silva, também fala sobre a candidatura.

Enquanto a proposta era entregue no Rio de Janeiro, o prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias, e os jornalistas da crônica esportiva participavam de um debate sobre as possibilidades de o Estado do Acre sediar jogos da Copa 2014 e os muitos benefícios que essa competição pode trazer para a capital acreana. O debate aconteceu na Rádio Difusora Acreana, durante o programa Gente em Debate, apresentado pelo jornalista Júnior César.

Participaram do debate os jornalistas Paulo Henrique Nascimento (A Tribuna e Tv Acre), Deiser Leite (Difusora Acreana), Manoel Façanha (O Rio Branco) e Ramiro Marcela (A Gazeta/Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Acre). O publicitário Gilberto Braga e o jornalista Aníbal Diniz – que integram o grupo de trabalho da proposta acreana para a Copa 2014 – e o assessor de comunicação da prefeitura, Oly Duarte, também participaram das discussões.

Rio Branco concorre com mais 17 cidades brasileiras pelo direito de ser escolhida entre as 12 que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. A proposta da capital acreana foi a mais elogiada pela Fifa e a cidade tem grandes chances de ser aprovada. Para isso, o Acre já assinou um compromisso com a CBF e Fifa se comprometendo a atender todas as exigências necessárias.

A bandeira levantada por Rio Branco é a de ser a Sede Verde da Copa, já que o estado tem mais de 90% de cobertura florestal – um ativo ambiental excelente – e trabalha baseado no desenvolvimento sustentável.

“Hoje passamos por uma etapa importante, que é a entrega do projeto na sede da CBF, um projeto inovador para o mundo, não apenas para o Brasil. Temos uma proposta ousada, que traz um conceito de sustentabilidade, muito bem construída. O sonho de sediar os jogos da copa não é impossível, mas não podemos nos enganar. O fato de termos chegado até aqui e estarmos entre as 18 cidades candidatas é algo imenso. E as obras de infra-estrutura, independente do mundial, estão em andamento”, disse o presidente do Comitê Executivo da Candidatura do Acre, Jorge Viana.

A ministra Marina Silva elogiou a proposta acreana. “A nossa expectativa é que o projeto seja muito bem acolhido. É um projeto altamente competente, inovador e que tem todas as exigências de sustentabilidade atendidas, além da garantia governamental de que Acre terá condições de sediar os jogos. Este é um gol para o futuro no Estado de Chico Mendes”, disse Marina, que é a presidente do Comitê do Legado.

A proximidade da Arena da Floresta do Centro da cidade, localizada há cinco quilômetros da área central é uma das vantagens da proposta acreana. Outro ponto favorável é que a Arena é o único estádio no Brasil que atende a todas as exigências da Fifa e foi construído exclusivamente para o futebol.

{xtypo_rounded2}

Confira alguns trechos da entrevista com o prefeito Eduardo Farias no Gente em Debate:

copa_2014_foto_gleilson_miranda_01.jpgPosição Geográfica: “A posição geográfica do Acre nos favorece. Olhando o mapa do Brasil, o Acre parece distante, mas na verdade, ele é o centro da América Latina e vizinho da Bolívia e do Peru, países que vão se sentir em casa com Rio Branco sendo uma das sedes. Temos ligação rodoviária com estes países e a Estrada do Pacífico fica pronta em 2010. Além da ligação internacional através de rotas aéreas que já estão em estudo”.

Legado da Copa: “Além de toda a infra-estrutura urbana e as melhorias estruturais que a cidade já está sofrendo, vai ficar um legado para a cidade que é a auto-estima do povo, a divulgação do nosso Estado em todo o mundo. A copa é a maior competição esportiva mundial, maior inclusive que as olimpíadas. Sediar a copa é também um atestado de que estamos preparados para qualquer competição e outros grandes eventos que possam ser realizados aqui”.

Estrutura para o turismo: “Este processo não começou agora e foram firmados compromissos com a Fifa. É um contrato muito rígido e que precisa ser cumprido em etapas. Nos comprometemos a ter toda estrutura necessária para acolher bem o turista e teremos recursos para isso. Este não é apenas um projeto do Acre. Há também o interesse do Governo Federal e os recursos para investimento nesta área não serão apenas da prefeitura e do Estado. Os empresários do setor hoteleiro também estão comprometidos e sabem que este é um grande desafio. Há investimentos no setor e eles entendem que vem junto um crescimento econômico e o desenvolvimento do turismo, em especial o ecoturismo, uma alternativa que pode ser ricamente explorada e não depende apenas da copa do mundo”.

Infra-estrutura: “Temos trabalhado a infra-estrutura e todas estas obras estão acontecendo: a urbanização das principais vias da cidade, a construção da 4º ponte e a da nova avenida, que vai criar mais uma via de acesso ao estádio. Rio Branco é uma das poucas cidades que tem um plano diretor de trânsito e estamos trabalhando isso numa cidade que ainda tem 314 mil habitantes, planejando o futuro. Quer dizer que a cidade ainda está se desenvolvendo e teremos menos problemas que cidades maiores que não fizeram isso antes. Este é outro diferencial da nossa proposta, que é ousada, grandiosa. Temos desafios sim, mas a imensa maioria da imprensa do nosso país desconhece a nossa realidade. Teremos a oportunidade de apresentar um Estado que vem dando certo. Temos uma proposta coerente, à altura do nosso povo. O projeto do Acre está em andamento, e, independente da Copa, teremos um Estado melhor, dotado de infra-estrutura. Tudo isso faz parte de um projeto maior, que é tornar o Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia até 2010, no qual o governador Binho Marques e toda equipe de governo estão pessoalmente empenhados”.

 

ramiro_marcelo_foto_gleilson_miranda.jpg

Ramiro Marcelo, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Acre – “Os benefícios que vão ficar para a cidade de Rio Branco caso sejamos escolhidos para sediar os jogos da Copa serão imensos. Uma das melhorias será no sistema de transporte, sem falar na infra-estrutura. Vai ser bom para todos, para a sociedade, para a crônica esportiva, para o esporte, afinal a copa é o maior evento do esporte mundial”.


paulo_henrique_foto_gleilson_miranda.jpgPaulo Henrique Nascimento, jornalista da Tv Acre e A Tribuna – “Se a proposta de Rio Branco for aceita a cidade vai crescer muito e a maior beneficiada será a sociedade, a população, pois o legado que a copa vai deixar será imenso, é muito maior do que o evento copa do mundo. A proposta foi construída com muita competência e muitas pessoas estão empenhadas neste projeto”.


manoel_faanha_foto_gleilson_miranda.jpgManoel Façanha, jornal O Rio Branco – "Estamos otimistas com a possibilidade de Rio Branco ser escolhida como sede da Copa de 2014 e toda a população deve ter este entusiasmo. É preciso acreditar, se envolver. Além dos benefícios para a cidade e da infra-estrutura que vamos ganhar, também há a geração de emprego e renda, desde o vendedor de pipoca, restaurantes, hotéis, lojas".  

 

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter