Projeto “Laboratório do Escritor” traz ao Acre o escritor Milton Hatoum

hatoum2.jpgComo surge um livro? Quais as técnicas utilizadas pelos autores para transformar sua inspiração em um romance ou conto? Estas e várias outras curiosidades que os leitores sempre tiveram vontade de perguntar a seus escritores favoritos serão respondidas no "Laboratório do Escritor", evento criado pelas jornalistas Cristiane Costa e Valéria Lamego em 2006 e que há dois anos vem levando os mais importantes escritores nacionais a abrir a caixa preta da criação literária.

O "Laboratório do Escritor" acontece em Rio Branco no próximo dia 18, às 19h, no Teatro Plácido de Castro, tendo como convidado o escritor Milton Hatoum, que passou parte da infância em Rio Branco.

A idéia da série é desmistificar a relação com a escrita, explicam as jornalistas e curadoras do Laboratório do Escritor. "Costuma-se dizer que arte é metade inspiração, metade transpiração. Vamos conferir isso", diz Cristiane Costa. Entre as muitas questões a serem levantadas nesses encontros estão: se os autores fazem ou não pesquisa de campo ou em outras fontes; como enfrentam os momentos de dúvida, do bloqueio e da solidão; se vão direto ao ponto ou se precisam fazer sucessivas revisões e versões até achar o tom certo; como lidam com a eventual rejeição dos editores, sua relação com o mercado e com as críticas. "Ao contrário dos habituais seminários de literatura e idéias, neste, o escritor abrirá a caixa preta de sua criação", complementa Valeria Lamego.

Mais do escritor – Prêmio Jabuti de melhor romance com "Relato de um certo oriente" (1989), Milton nasceu em Manaus, em 1952, e formou-se em arquitetura e urbanismo pela USP, em 1970. Até 1999, lecionou literatura brasileira na Universidade de Manaus, cidade que escolheu como ambiente e cenário para seus romances, cuja principal característica é a muito bem urdida trama entre os personagens, seres complexos que beiram a realidade de tão bem-estruturados. Mas foi com seu último livro, Cinzas do norte (2005), que o autor se consagrou definitivamente: com ele, recebeu os cinco principais prêmios da literatura brasileira em 2006 – o Jabuti de melhor livro e melhor romance, o Portugal Telecom, o grande prêmio da APCA e  o prêmio Bravo!

Mais das obras – Leitura obrigatória e obra-prima da literatura contemporânea, o livro "Dois irmãos" (2000), de Milton Hatoum, foi considerado – em uma pesquisa do jornal O Estado de Minas – o melhor romance brasileiro do período entre 1990 e 2005.

Lançou em março deste ano Órfãos do Eldorado, relato de sonho e pesadelo, ambientado no final do ciclo seringueiro na Amazônia – a vasta matéria que vem explorando nos seus últimos três livros. O livro já teve os direitos de publicação vendidos para mais de quinze países.       

Mais informações: www.versobrasil.com.br/laboratoriodoescritor