Obras de infra-estrutura fazem economia do país melhorar, diz presidente

Ao fazer uma avaliação do primeiro ano do PAC, o presidente disse que as obras foram contratadas e o dinheiro empenhado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda, 28, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente que obras de infra-estrutura como as previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vão gerar o emprego que o país precisa e melhorar a renda das pessoas.

“Nós estamos fazendo aquilo que todo governante deveria ter feito. E eu trabalho com a perspectiva de que a gente tenha um longo período de crescimento econômico no Brasil para que a gente apague os 26 anos de baixo crescimento que tivemos”, afirmou.

Lula comentou a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na semana passada, que revelou um aumento de 7,7% no rendimento médio do trabalhador. “ O emprego está crescendo bem, o rendimento médio do trabalhador cresceu 7,7%, o percentual de pessoas ocupadas com carteira assinada passou de 39,7 em 2003 para 42,4 em 2007. As taxas de desocupação também tiveram uma queda extraordinária, chegando a 7,4 em dezembro de 2007. Foi a menor”, comemorou.

Ao fazer uma avaliação do primeiro ano do PAC, o presidente disse que as obras foram contratadas e o dinheiro empenhado. Com isso, ele espera que estejam gerando benefício para a população já em março e abril. “Eu estou convencido de que este ano nós vamos transformar as regiões metropolitanas e muitas outras cidades brasileiras, eu diria, num canteiro de obras, gerando os empregos que nós precisamos gerar e gerando a distribuição de renda que tanto nós queremos que aconteça no Brasil”.

O presidente destacou a importância de obras como as da Companhia do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro (Coperj), da refinaria de Pernambuco e das ferrovias Norte/Sul e Transnordestina e disse que iniciativas como esta farão o Brasil “dar um salto de qualidade”.

Fonte: Agência Brasil