Oficiais da PM serão promovidos nesta segunda-feira

Solenidade de promoção acontece durante formatura que comemora os 93 anos da corporação

Comemorando os 93 anos da Polícia Militar no Acre, a formatura que acontece hoje às 17h vai promover mais de dez oficiais da corporação, todos por critério de merecimento ou antiguidade.  A solenidade de promoção dos oficiais será em frente ao Quartel da PM.

Segundo o coronel Romário Célio, comandante da PM, as promoções podem acontecer nos meses de abril, agosto e dezembro, mas nem sempre há oficiais aptos serem promovidos por não atender os requisitos necessários como tempo no posto de serviço. "Todos que serão promovidos hoje são excelentes nomes na corporação, com qualidades que se destacam entre os demais colegas", disse.

No último sábado o governador Binho Marques anunciou a promoção dos capitães Atahvalpa Batista e Luciano Dias Fonseca ao posto de major e da major Lúcia ao posto de tenente-coronel.

A história da Polícia Militar no Acre tem características diferente das demais corporações no Brasil dada a própria história do Estado, incorporado ao território brasileiro a pouco mais de cem anos. A estrutura organizacional da milícia acreana modificava-se de acordo com o desenvolvimento administrativo do Acre. Após a unificação dos Departamentos, em 1° de janeiro de 1921, as Companhias Regionais foram extintas. Em seu lugar, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre.

Em 30 de junho de 1934, a Força Policial do Território Federal do Acre dá lugar a Polícia Militar do Território Federal do Acre. Essa denominação perdurou até 6 de setembro de 1945, quando é criada a Guarda Territorial do Acre. Com a promulgação da primeira constituição do Estado do Acre, em 1° de maio de 1963, o nome da milícia acreana passa a ser Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter