Oficial da Polícia Militar do Acre retorna ao Brasil após curso no Japão

Capitão Kinpara foi o único representante do Brasil no treinamento e afirma que pretende dividir e aplicar no Estado o conhecimento adquirido no exterior

kimpara.jpg

Kimpara recebe o diploma de conclusão do curso (Foto cedida)

O Capitão da Polícia Militar do Acre Marcos da Silva Kinpara retornou ao Acre após ter participado de um Curso na área de Segurança Pública realizado em Tóquio, no Japão, promovido pela Agência de Cooperação internacional do Japão – JICA. O curso denominado "Police Info-Communications" custeado integralmente pelo governo japonês, teve a duração de quase 3 meses em treinamento compreendidos entre uma fase em Tóquio e outra no Brasil.

Durante o curso foram abordados vários temas entre eles : Trabalho de Administração das Informações Policiais, Esboço do Sistema de Administração de Informação Policial, Manuntenção e Administração do Sistema de Informação, Instalação e Operação do Sistema de Administração de Informação, Instalações de Comunicações da Polícia, Avaliação das Instalações de Rádio da Polícia, Avaliação do Sistema de Comando de Comunicação, Atividade de Comunicação Móvel Policial, Política de Segurança de Informação, Segurança da Internet e Pratica em Operação e Informação do Sistema de Segurança da Informação, todos ministrados pelos integrantes da Agencia Nacional de Polícia do Japão – ANP e pelo Centro de Controle de Trânsito da Polícia Metropolitana de Tóquio.

Também foram realizadas aulas práticas e visitas as sedes da Polícia da Prefeitura de Kanagawa e ao Departamento de Info-Comunicação, Centro de Identificação e Impressão Digital, Centro de Controle de Trânsito e Academia Nacional de Polícia. Ao final do curso o referido Oficial apresentou um plano de ação e um projeto como forma de trabalho de conclusão de curso. O capitão Kinpara foi o único representante do Brasil nesse curso, tendo obtido seu certificado após a apresentação do seu plano de ação e do seu relatório final.

O curso contou com a participação de candidatos da China, Micronésia, Bósnia Herzegovina, Sérvia, Seychelles, Iran, Costa Rica, Barbados, Guiana, Antígua e Indonésia. "Após a finalização do curso esperamos ter a oportunidade de compartilhar a troca de experiência e os conhecimentos assimilados durante o curso nas áreas de info-comunicação e trânsito, que somaram muito em nossa carreira profissional, e que podem ser perfeitamente adequados a realidade da Polícia Militar do Acre, pois dividindo essas informações como outros policiais poderemos tornar a nossa instituição mais eficaz e eficiente. Percebemos com muita clareza o quanto a informação e a tecnologia trazem resultados mais rápidos e satisfatórios dentro de uma organização, minimizam erros e ajudam na prestação de um serviço com mais qualidade e segurança à população. Concluo ratificando que cumprimos com o objetivo principal do programa de treinamento: o intercâmbio de conhecimentos e experiências visando o desenvolvimento e a melhoria geral das organizações de segurança pública envolvidas", avaliou Kimpara ao final do curso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter