Oficina discute Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas

O evento reuniu gestores no Parque Zoobotânico da Ufac (Foto: Angela Peres/Secom)
Evento reuniu gestores no Parque Zoobotânico da Ufac (Foto: Angela Peres/Secom)

Gestores públicos estiveram reunidos no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac) nesta quarta-feira, 13, para participar de uma oficina organizada pela Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), presidida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

A reunião teve como foco a elaboração de ações estratégicas do Plano Estadual de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), bem como a validação dos planos municipais.

O PPCDQ tem o propósito de consolidar uma estratégia de gestão territorial de maneira sustentável, que assegure uma redução significativa do desmatamento e queimadas em todo o estado.

“O evento atende a preocupação do Estado em se precaver em relação às questões do desmatamento e queimadas. Também estamos realizando a validação de todos os prognósticos feitos para cada município referentes ao plano. Os desdobramentos da oficina serão inseridos no nosso Plano Estadual”, frisou Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente e presidente do CEGdRA.

O monitoramento das metas e indicadores pactuados no PPCDQ é realizado pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). O novo formato do documento agrega o Sistema de Incentivos Ambientes.

Magaly Medeiros, diretora-presidente do IMC, observa a importância das políticas de preservação. “Essa mudança de paradigma pode transformar o Acre em um dos maiores patrimônios naturais. A conservação dos recursos naturais tem um valor muito grande, que é o modo de vida das pessoas. E é por isso que estamos imbuídos de garantir essa contínua redução do desmatamento”, afirmou.

Diferentemente de outros estados da Amazônia, em 2015 o Acre registrou uma redução de 10% no desmatamento ilegal. A meta do governo do Estado é zerar essa taxa até 2018. O plano estadual é o documento que orienta essa política.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter