Oficina discute Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde

A proposta é fazer a sinergia entre município, estado e união, afirma secretário adjunto de Atenção à Saúde (foto: Júnior Aguiar)

Durante dois dias, servidores da área técnica, assistência farmacêutica, planejamento e gestão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), e representantes das secretarias municipais participam da oficina da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no auditório do Palácio da Justiça.

O evento é um dos instrumentos do planejamento da saúde, consistindo em um processo de negociação e pactuação entre os gestores em que são definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde a serem desenvolvidos, no âmbito regional.

Em sua fala, o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, destacou que a agenda da programação vem em um momento oportuno, uma vez que a Sesacre já vem intensificando as ações em nível regional para que houvesse autossuficiência das regiões de saúde no atendimento à população.

“A agenda tem a proposta de fazer essa sinergia entre os diferentes atores: Município, Estado e União. Uma proposta de reorganização para que no âmbito das comissões intergestores regionais possamos estar fazendo as discussões. É um novo passo, uma reinvenção do sistema para poder melhorar serviços, e melhor qualificar os nossos profissionais, especialmente nesse momento que nos encaminhamos para o último mandato de gestão governamental, levantando propostas de correção de rumos, de novos acertos e de otimização dos recursos”, declara.

Durante a programação, serão discutidos os critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuação dos fluxos assistenciais, e as ações que procedem a realização da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde e sua elaboração.

“Um evento como esse que reúne representantes dos municípios, secretários municipais, toda equipe técnica da Sesacre é um investimento para a saúde do Acre. Nós vamos desenhar a saúde, as nossas metas, e nossos objetivos para o futuro. É um início de uma discussão para que a gente faça um planejamento para o avanço e consolidação das ações e serviços de saúde”, destaca o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rui Arruda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter