Crimes ambientais

Operação fiscaliza áreas de desmatamento e ocupação ilegal no Acre

Equipes se revezaram para percorrer toda a área (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As ações de combate e controle aos crimes ambientais estão sendo intensificadas no estado. No último fim de semana, por exemplo, uma operação integrada foi realizada na BR-364, sentido Acrelândia.

Homens do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Polícia Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Batalhão Ambiental da Polícia Militar estiveram vistoriando áreas.

Seis equipes estiveram envolvidas na operação, que teve como alvo o Projeto de Assentamento Porto Luís II, localizado no quilômetro 110 da BR-364.

O objetivo dessas operações integradas é fiscalizar áreas de desmatamento ilegal, realizar abordagens a veículos suspeitos, apreender madeira extraída ilegalmente e prender quem pratica crimes ambientais.

De acordo com o diretor do Imac Paulo Roberto Viana, por conta da evasão de suspeitos nas áreas de desmate identificadas, nenhuma autuação foi registrada.

“Contudo, os pontos de desmate já estão todos devidamente identificados e serão constantemente monitorados para que se dê encaminhamento à punição dos responsáveis pelos danos ambientais”, informou.

A força-tarefa de combate ao desmatamento já notificou mais de aplicou mais de R$ 2 milhões em multas.