Operação Gota já vacinou moradores de mais de 50% das comunidades isoladas do Acre

Meta é imunizar 6.574 pessoas em 71 povoamentos de difícil acesso em oito municípios

operacogota.jpg
operacogota1.jpg

A Operação Gota já vacinou a população de 37 comunidades isoladas do Acre, valor que representa mais da metade da meta prevista. Nesta terça e quarta-feira, profissionais da Força Aérea Brasileira e da Secretaria de Estado da Saúde percorrem os municípios de Feijó e Tarauacá. Em Feijó, nove comunidades receberão a vacinação contra várias doenças.

A campanha, que atua exclusivamente com localidades de difícil acesso, começou no último dia 3. A ação é resultado da  parceria entre os ministérios da Saúde e da Defesa, Estado e municípios. A meta é garantir o envio de vacinas para áreas de difícil acesso, aonde só é possível a chegada de avião, helicóptero ou barco.

Ao final, a Operação Gota terá imunizado 6.574 idosos, adultos, jovens e crianças moradoras de 71 comunidades de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Jordão, Manuel Urbano, Porto Walter e Assis Brasil.

Atuam 105 profissionais da Força Aérea Brasileira, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e em educação. Este ano, além de assegurar o acesso a vacinas contra diversas doenças para a população, a missão também tem como objetivos fazer a supervisão e o acompanhamento da campanha de vacinação de rubéola, que ocorre simultaneamente em todo o país. 

Ainda esta semana, a operação chega a Sena Madureira, Manuel Urbano e Assis Brasil. A logística da missão é elaborada em conjunto pelos ministérios da Saúde e da Defesa em articulação com os 0Estados e municípios assistidos pela Operação Gota. Em 2008, a Operação Gota e a vacinação nas áreas de fronteiras estão integradas à Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil, que começou no dia 9 de agosto e foi até 12 deste mês. Em todo o país, a meta da campanha contra a rubéola é vacinar 70 milhões de pessoas, das quais 35,3 mulheres e 34,7 homens. No Acre, a campanha segue normal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter