Operação Gota leva vacina a 71 comunidades remotas do Acre

Ação conta com apoio de aeronaves militares para imunizar moradores das regiões de difícil acesso

Começa no próximo dia 3 de setembro no Acre a Operação Gota, parceria entre os ministérios da Saúde e da Defesa, Estado e municípios  para garantir o envio de vacinas para áreas de difícil acesso, onde só é possível a chegada de avião, helicóptero ou barco. A meta é imunizar 6.574 idosos, adultos, jovens e crianças moradoras de 71 comunidades de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Porto Valter e Assis Brasil.

"Estarão trabalhando na Operação Gota 105 profissionais da Força Aérea Brasileira, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em educação, os quais farão a mobilização social com educação em saúde", explicou Maria Auxiliadora Holanda, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Este ano, além de assegurar o acesso a vacinas contra diversas doenças para a população, a missão também tem como objetivos fazer a supervisão e o acompanhamento da campanha de vacinação de rubéola, que ocorre simultaneamente em todo país.  

De acordo com o Ministério da Saúde, o  trabalho iniciado pelo Amazonas conta, para todo o país,  com 12 aeronaves disponíveis para missões até o mês de dezembro. Em agosto e setembro, durante a campanha contra rubéola, serão utilizados um avião e três helicópteros.

A logística da missão é elaborada em conjunto pelos ministérios da Saúde e da Defesa em articulação com os estados e municípios assistidos pela Operação Gota.  Em 2008, a Operação Gota e a vacinação nas áreas de fronteiras estão integradas à Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil, que começou no dia 9 de agosto e vai até 12 de setembro. Em todo o país, a meta da campanha contra a rubéola é vacinar 70 milhões de pessoas, das quais, 35,3 mulheres e 34,7 homens.  No Acre, a campanha segue normal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter