Órgãos Ambientais fazem relatório sobre ações

Gestores das pastas de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Terras, Controle, Florestas, Produção Rural e Procuradoria Geral reúnem-se para construção de um relatório geral (Assessoria IMC)

Gestores das pastas de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Terras, Controle, Florestas, Produção Rural e Procuradoria Geral reúnem-se para construção de um relatório geral (Assessoria IMC)

Gestores das pastas de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Terras, Controle, Florestas, Produção Rural e Procuradoria Geral reúnem-se para construção de um relatório geral do cenário ambiental e de desenvolvimento sustentável do Acre.

Além de revelar minuciosamente e de forma integrada o que já foi conquistado, o relatório geral é base de correção e ampliação dos planos de ação destas instituições para 2012. A construção deste documento é uma das missões do Comitê gestor de Mudanças Climáticas do Acre, que esteve reunido durante a manhã desta quinta-feira, 26, e é integrado pelo Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), pela Secretaria de Florestas do Acre (SEF), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

De acordo com o diretor presidente do IMC e presidente do Comitê, Eufran Amaral, a articulação destas instituições é fundamental para fortalecer a redução das emissões de carbono na atmosfera, para incrementar o desenvolvimento sustentável e a produção rural e para lançar as bases de uma economia verde no Acre. “Nós batemos recordes na redução das queimadas, mesmo com verões mais secos e prolongados. Isso demonstra o tamanho da nossa responsabilidade e comprometimento com a causa”, completou Amaral.

Além disso, informou o secretário de produção rural, Lorival Marques, “cada melhoria das condições de produção, como a abertura de um açude, ou a entrega de animais, é uma ação que reduz a pressão sobre a floresta e ajuda a recuperar e a dar novos usos às áreas já desmatadas. Isso impede a abertura de novas áreas de floresta”.

O licenciamento e o controle ambiental desenvolvidos pelo Imac são fortes ferramentas de redução de derrubadas e queimadas ilegais e motores do desenvolvimento sustentável. E a arrecadação de destinação de terras realizada pelo Iteracre, por sua vez, possibilitam a regulamentação de centenas de famílias detentoras de posses e sua consequente adequação às leis ambientais. Bem como possibilita o acesso destas famílias aos programas de apoio do governo do Estado do Acre.

As ações de todas estas secretarias complementam-se no combate ao desmatamento e à degradação. E mantêm o Acre em posição de vanguarda quando o assunto é o desenvolvimento sustentável e mitigação dos impactos causadores das mudanças climáticas globais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter