Mais de 90% dos idosos foram vacinados no Acre

17.05.2008 11:56
Atualizado 17.05.2008 às 11:56

Secretário de Saúde apresenta dados da Campanha de vacinação contra gripe. Mais de 90% dos idosos foram vacinados

Os índices do Acre de imunização da Campanha de vacinação contra gripe para idosos superaram a meta proposta pelo Ministério da Saúde. Foram mais de 90% de idosos vacinados em todo o Estado, superando a média nacional que foi de 77%. O Acre apresentou a segunda melhor taxa de cobertura vacinal, sendo ultrapassado apenas pelo Distrito Federal que atingiu mais de 95%. A meta do Ministério era que 80% das pessoas acima de 60 fossem vacinadas.

Assim como em 2007 o Acre superou a recomendação do Governo Federal, e avançou na cobertura a partir da Campanha.

Os números satisfatórios foram apresentados pelo secretário de Saúde, Osvaldo Leal, na manhã deste sábado, 17. De acordo com o secretário a situação privilegiada do Estado deve-se ao empenho e mobilização do Governo do Estado e das secretarias municipais de saúde. “A Sesacre fortaleceu as ações de monitoramento e assessoria  aos municípios. O trabalho conjunto foi o responsável pelos números satisfatórios”, relatou o secretário.

A parceria das instituições permitiu que fossem imunizadas 35.628 pessoas com mais de 60 anos. A campanha foi iniciada no Estado uma semana antes da mobilização nacional, envolvendo 700 profissionais da saúde nos 357 pontos fixos e móveis de vacinação nas zonas urbana e rural dos 22 municípios do Estado.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Maria Auxiliadora de Holanda, os números podem melhorar ainda mais, pois os bancos de dados serão alimentados até o dia 6 de junho contabilizando os números das regiões rurais do Estado. O município de Jordão, em termos proporcionais, atingiu os melhores índices de cobertura vacinal.