Painel Akã, do Grupo Iiba, ganha prêmio nacional

Produzida com resíduos florestais, peça foi considerada grande inovação em material de construção

materiais_construcao_iiba_2.jpg

Painel emendado Akã. Feito de resíduos florestais de áreas de manejo na Amazônia, pode ser usado no revestimento de pisos e paredes, além de móveis, portas e acessórios (Foto: Divulgação)

Mais um prêmio para o Acre. As boas práticas no setor florestal do Estado renderam ao Grupo Iiba a segunda condecoração em nível nacional pelo Prêmio Planeta Casa, realizado no último dia 5, em São Paulo (SP). O painel "Akã", resultado de muita pesquisa com resíduos florestais e desenvolvido a partir de um projeto executado em conjunto com o Governo do Estado do Acre por meio da Funtac, SENAI/Cetemm e Ufac, foi o grande vencedor na categoria "Material de Construção".

O empresário George Dobré esteve presente no evento e comemora o reconhecimento e a visibilidade conquistados pela empresa. "É muito gratificante e maravilhoso para a imagem da nossa empresa conquistar um prêmio nacional das mãos de formadores de opinião por um produto feito dentro dos conceitos de sustentabilidade", comemorou ele.

De acordo com José Zanatta, sócio de Dobré, o projeto teve ainda o importante apoio financeiro do Sebrae e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a sua execução. "O trabalho realizado no Acre, de equilíbrio, preservação e exploração de madeira certificada da Amazônia, já é bastante difundido e consolidado lá fora. Esse é o diferencial do nosso Estado", argumentou.

Localizada no Polo Moveleiro (Distrito Industrial), o Grupo Iiba Produtos Florestais Sustentáveis é hoje a fusão de duas empresas – Iiba e Jarina’s Móveis – que se especializaram no desenvolvimento e fabricação de produtos de madeira. Cria e industrializa objetos de decoração, utensílios domésticos, peças para arquitetura e construção, além de mobiliário, brinquedos educativos e tabuleiros de jogos obedecendo às mais rigorosas normas de manejo florestal.

Em 2006, antes da fusão, a empresa conquistou pela primeira vez o Prêmio Planeta Casa, promovido pela revista Casa Claudia, na categoria "Ação Social". No mesmo ano, o empreendimento ficou em 2º lugar no Prêmio Chico Mendes, categoria "Negócios Sustentáveis", promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Desta vez, o destaque foi a inovação ao contribuir para a preservação do meio ambiente utilizando resíduos florestais na produção de materiais de construção.

"Acredito que o que mais impressionou os jurados seja o fato de que levamos a cabo um projeto, tirando-o da teoria e transformando-o em um produto, de fato, que sintetiza todo esse conceito de matéria-prima sustentável e já está sendo até comercializado. O fato de uma empresa se articular com várias instituições e chegar a um produto como este chama bastante atenção", deduziu Dobré.

Prêmio Planeta Casa – O Prêmio Planeta Casa, promovido pela revista Casa Claudia (Editora Abril), tem a finalidade valorizar e divulgar empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção e decoração que estão engajados na tarefa de conciliar conforto e bem-estar no morar com total respeito ao planeta.

A primeira edição do concurso aconteceu em 2002, apostando numa tendência mundial que parecia apontar um caminho sem volta: o compromisso com o planeta e as futuras gerações.

Após firmar parceria com outro grande site da Editora Abril, o Planeta Sustentável, no ano passado, o Prêmio Planeta Casa 2010 passou a contar com seis categorias (no início eram apenas três): Ações Efetivas, Produtos de Decoração, Materiais de Construção, Projeto Arquitetônico, Design de Interiores e Empreendimentos Imobiliários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter