Palestra apresenta importância de conscientização do autismo

O Governo do Estado, por meio da secretaria da Justiça e Segurança Pública, realiza nesta terça-feira, 16, no salão cultural da Faao, às 19h, um encontro pra falar sobre o autismo, com a proposta de conhecer, entender, respeitar e incluir. O evento vai contar com profissionais gabaritados sobre esses temas.

A expectativa é um público com mais de 500 participantes, incluindo profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, familiares de quem possua algum tipo de transtornos e comunidade em geral.

Segundo a organizadora do evento, delegada Mardhia El Shawa, o objetivo desse encontro é disseminar conhecimentos, diminuir o preconceito para se chegar a verdadeira inclusão. “Com informação será possível iniciativas que levem a socialização e verdadeira inclusão”, defendeu El Shawa.

Autismo

O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social.

O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e é norteado pelos critérios estabelecidos pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria e pela Classificação Internacional de Doenças da OMS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter