Biossegurança

Palestra sobre biossegurança no Huerb busca controle de infecção hospitalar

A primeira palestra sobre biossegurança para os acompanhantes dos pacientes do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foi realizada nesta quarta-feira, 19, no auditório da unidade de saúde, com foco na proteção e informação sobre os riscos e cuidados necessários dentro e fora do hospital.

Aproximadamente 32 pessoas participaram da palestra promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

“Neste primeiro momento, o foco foi a conscientização dos acompanhantes dos pacientes, apresentando informações úteis e práticas, assim como a solução de dúvidas propostas. É só o primeiro passo”, explicou o farmacêutico e palestrante da CCIH, Marco Aurélio Nogueira.

Biossegurança

Um dos passos ao desenvolvimento para uma saúde humanizada e com a preocupação voltada a todos os envolvidos no processo, a biossegurança, dentre outras definições, é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, do paciente e acompanhante, minimização de riscos inerentes às suas atividades e ampliando seu alcance para a proteção ambiental e a qualidade.

“O risco biológico será sempre uma resultante de diversos fatores e, portanto, seu controle depende de ações em várias áreas, priorizando-se o desenvolvimento e divulgação de informações, além da adoção de procedimentos correspondentes às boas práticas de segurança”, conclui Marco Aurélio.