usa & brasil

Palestra traz informações sobre procedimentos para obtenção de visto americano

Foi realizada nesta terça-feira, 18, a palestra “Escritório Education USA e procedimentos para obtenção de vistos”, em que foi apresentado o que é o Education, as possibilidades de adquirir bolsas de estudo nos Estados Unidos, os cinco passos para ingressar num universidade americana e também as parceiras.

A palestra, realizada no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Acre, contou com a participação de representantes do MPAC e membros da sociedade civil.

O Education é um órgão oficial do governo americano que dá informação sobre o estudo nos Estados Unidos e tem como missão promover o intercâmbio, fazendo com que mais brasileiros vão para os EUA e mais americanos venham para o Brasil, para as universidades.

“Essa é a importância a interculturalidade, o conhecimento do outro, a educação são todas as palavras chaves dessa parceria. O aluno brasileiro que vai para os Estados Unidos ele não só conhece o país como ele é um embaixador do Brasil lá e vice-versa”, destaca Rita Moriconi, coordenadora para o cone Sul do Escritório Education USA.

“Temos total interesse sobre formas de ingresso nas universidades americanas, o que contribuirá, com toda certeza, para processos de aprimoramento interno e de cooperação, como a que temos com a Universidade do Colorado Boulder, nas áreas, sobretudo, de meio ambiente”, disse Sammy Barbosa, procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do MPAC.

A consulesa americana, Lauren Willy, aos 17 anos foi para o Rio Grande do Norte, participar de um programa de serviço comunitário e após essa primeira experiência foi para a PUC Rio no Rio Grande do norte fazer intercâmbio.

“Essa foi minha primeira experiência fora dos Estados Unidos aqui no Brasil e realmente foi o começo da minha vida, da minha carreira, porque me inspirou para seguir essa carreira de diplomata e por isso estou aqui hoje, estou muito animada em abrir esse centro aqui no Acre e espero a mesma experiência a mesma inspiração para os estudantes brasileiros.” explica Lauren.

Sobre o público alvo do Centro Rita explica que, são todos os brasileiros, alunos de graduação, mestrado, doutorado, de escolas de ensino médio, alunos que queiram fazer inglês, profissionais, qualquer pessoa no Brasil que queira estudar nos Estados Unidos.

A partir do dia 1 de fevereiro o centro do Education vai está aberto a todos os acreanos. E qualquer treinamento que as pessoas precisam ter para aplicar na universidade será oferecido pelo centro.

Realizada no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Acre, a palestra contou com a participação de representantes do MPAC e membros da sociedade civil (Foto: Junior Aguiar)

Fortalecendo laços

O Education USA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. Possui uma rede global com mais de 400 centros de orientação, sendo afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano. No Brasil, o Education USA chega agora a 37 escritórios em instituições parceiras.

A abertura do escritório celebra resultados de investimentos na educação durante a gestão do governador Tião Viana, que inclui parceria por pós-graduações com a Universidade do Colorado e a criação do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que desde 2011, quando foi instituído, já atendeu mais de 52 mil estudantes nos cursos de espanhol, francês, inglês, italiano, libras e, recentemente, hatxa kui, língua matriz do povo Huni Kuin.

Leia mais: Com apoio do governo, Acre ganha escritório do Education USA para intercâmbios