Cades apresenta conquistas com a aplicação de recursos e ações conjuntas

saude_210508_900.jpg

Entidades que integram a Cades participaram do evento e falaram sobre os benefícios adquiridos (Foto: Angela Peres)

A audiência de prestação de contas referente ao convênio 013/2007, orçado no valor de 620 mil reais entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), aconteceu na manhã desta quarta – feira, 21, no auditório do Sebrae. O evento contou com a presença de todas as 24 entidades que integram a Cades, que falaram sobre os benefícios adquiridos por meio do convênio.

A Cades nasceu com o propósito de ser a grande parceira dos órgãos governamentais e privados quanto aos interesses coletivos e direitos da cidadania, na realização efetiva de atividades de promoção e proteção à saúde, sob os princípios éticos da Universalidade, Igualdade e Integralidade. O objetivo é superar as desigualdades de acesso existente, melhorar os serviços de saúde, propor e reivindicar um tratamento igualitário para todos.

Com a liberação do convênio, diversos eventos aconteceram no decorrer de 2007, como: a Semana Anti-droga, III Seminário da Cades, 16ª Semana de Aleitamento Materno no Acre, IV Feira da Saúde, que tem por objetivo levar informações e prevenção às 07 regionais que é subdividido o município de Rio Branco.

Conforme a coordenadora executiva da CADES, Verônica Loureiro, esse convênio foi um apoio grandioso para que as instituições pudessem alugar um espaço unificado para a Central e 10 entidades que não tinham sede. Também foram adquiridos equipamentos de informática, mobiliários, etc. Além disso, a parceria serviu para alugar uma casa de passagem em Goiânia, para hospedar gratuitamente as pessoas que vão fazer tratamento de saúde pelo SUS, capacidade de hospedar 20 pacientes; e outra casa de passagem, podendo comportar 30, em Rio Branco, aos oriundos do interior do Estado.

"Tudo o que conquistamos nesses anos foi através do diálogo, de um árduo trabalho e firmeza. Isso é exemplo de nossa participação nas discussões políticas, da nossa colaboração nos conselhos gestores, conferências, etc. Agradecemos, especialmente, ao idealizador deste projeto que foi o senador Tião Viana, ao governador Binho Marques, que honrou sua palavra e, finalmente, ao secretário de saúde Dr. Osvaldo Leal", finaliza.

Para a coordenadora da Associação dos Amigos do Peito, Graça Reis, "a parceria com a Cades foi fundamental para que a associação pudesse continuar prestando apoio a pessoas carentes vindas do interior do Estado". A associação que recebe uma média de 18 a 20 pessoas por mês, pôde adquirir através da parceria com a Sesacre, vários equipamentos como: ventiladores, nebulizadores, estetoscópios, aparelhos para medir a glicose, dentre outros materiais.

 

 

           

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter