Parceria para melhorar atendimento em saúde é firmada entre governadores do Acre e Amazonas

Gladson Cameli e Wilson Lima também sinalizaram formação de consórcio entre os dois estados para compra conjunta de medicamentos e insumos hospitalares

Como parte da programação da Expoacre 2019, os governadores do Acre, Gladson Cameli, e do Amazonas, Wilson Lima, assinaram na noite deste sábado, 27, um protocolo de intenções de cooperação mútua que tem como principal objetivo o desenvolvimento de ações voltadas ao reforço e fortalecimento do serviço de assistência e acesso à saúde entre os dois estados.

Na prática, o documento assegura o atendimento de qualidade para pacientes que residem nos municípios amazonenses de Envira, Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre. Por conta da distância em relação a Manaus, estas cidades possuem maior ligação com o Acre do que o com o próprio Amazonas.

Em contrapartida, o governo amazonense colocou sua rede de média e alta complexidade à disposição para receber pacientes do Acre para o tratamento de doenças e realização de cirurgias que ainda não são oferecidas no estado.

Governador Gladson Cameli é um grande defensor da integração entre os estados da Amazônia Foto: Diego Gurgel/Secom

Grande defensor da integração entre os estados da Amazônia, Cameli afirmou que este convênio é fundamental para que avanços sejam alcançados na saúde. Além disso, o gestor enfatizou que não medirá esforços para que outros acordos sejam firmados em distintas áreas que têm como finalidade trazer melhorias para a população.

“Os dois estados ganham muito com isso e a comunidade mais ainda. É unindo as nossas forças falando um a só linguagem tudo sairá mais barato e esta é a nossa ideia, não somente fazer as parcerias na área de saúde, mas em todas as áreas possíveis”, pontuou.

Governadores Gladson Cameli e Wilson Lima durante celebração de acordo que visa melhorias nos atendimentos de saúde entre Acre e Amazonas Foto: Diego Gurgel/Secom

Para a secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Mônica Kanaan Machado, esta parceria formalizada com o Amazonas é um importante instrumento para que os demais estados da região possam se integrar por meio de acordos semelhantes ao assinado por Cameli e Lima.

“Essa parceria vai avançar porque temos áreas em comum e este acordo é para nivelar essa cooperação e, além disso, nós queremos expandir nossos convênios para os outros estados da Amazônia devido a nossa peculiaridade regional e precisamos nos unir por meio de estratégias e metas”, comentou.

Consórcio entre Acre e Amazonas garantirá maior poder de compra de medicamentos insumos hospitalares

A parceria entre Acre e Amazonas na área da saúde deve ser ampliada em breve. A intenção é que os dois estados estabeleçam um consórcio para potencializar o poder de compra no que se refere a materiais e insumos utilizados na rede pública hospitalar.

Segundo o governador amazonense, isso possibilitará maior economia e consequentemente, mais insumos serão adquiridos para o abastecimento das unidades hospitalares.

“Estamos trabalhando neste consórcio para a aquisição de luvas, seringas e alguns medicamentos que são comuns em todos os estados e tendo um grupo de governadores que pode fazer essa compra conjuntamente, isso sairá muito mais barato”, explicou.

Governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que consórcio para aquisição de medicamentos e insumos entre os dois estados está sendo construído Foto: Diego Gurgel/Secom

A solenidade que selou o termo de cooperação ocorreu no auditório Rio Acre, localizado no galpão institucional do governo acreano no Parque de Exposições.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter