PEEM Poronga: mais 800 jovens e adultos concluem o Ensino Médio

O Programa atende atualmente mais de 3500 pessoas em municípios do Estado

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Governador Binho conversou com os 800 formandos do PEEM Poronga. Cerimônia foi marcada pela emoção. Foto: Gleilson Miranda/Secom

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Fernando Fonseca, colega de sala de Binho Marques na infância. Reencontro emocionado na formação do Poronga. Foto: Gleilson Miranda/Secom

O resultado da superação de oitocentos jovens e adultos foi apresentado durante a solenidade de formatura dos alunos do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM) Poronga. O evento foi realizado na noite de sexta-feira, 19, no auditório da Firb. O Programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. As aulas são ministradas a partir do Telecurso 2000.

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Para o governador Binho Marques as pessoas que receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio simbolizam a superação das dificuldades em busca de um futuro mais promissor. “Os alunos superaram mais um desafio, uma etapa importante. E mostraram que tem garra para superar as dificuldades. As transformações que o Acre está experimentando precisam de pessoas como vocês”.

Entre as várias histórias de vida das pessoas que se formavam a de Fernando Fonseca Gomes, 49, chamou a atenção de Binho Marques. Eles estudaram juntos na quinta série do Ensino Fundamental. Fernando conta que parou de estudar para ajudar a família, e depois trabalhando de vigia na escola Lourenço Filho conheceu o programa e viu uma oportunidade de realizar o sonho de fazer uma faculdade. “Esta noite coroa mais um sonho realizado. É muito gratificante”.

Iniciado em março de 2005 o Programa reúne alunos de ensino médio que se encontram em defasagem idade-série escolar. De acordo com a secretária de Educação Maria Corrêa nesta modalidade de ensino as pessoas tem a oportunidade de concluir o Ensino Médio em dezoito meses. A secretária acrescente ainda que na maioria das vezes os alunos que participam do PEEM estavam desencantados com a escola, e para mudar este cenário o trabalho realizado deve ser diferenciado. “A metodologia é mais dinâmica. Procuramos fazer da sala de aula um espaço de construção o tempo inteiro”, disse ela.

O grande diferencial do Poronga é o trabalho de fazer com que os alunos se sintam acolhidos novamente na escola, vencendo as dificuldades para conciliar emprego, estudo e família. “Este é um trabalho de conhecimento, mas, sobretudo um resgate da auto-estima e da capacidade de continuar aprendendo”, concluiu Maria Corrêa.

A formanda Rose Oliveira Silva passou quinze anos sem estudar. Agora formada, ela pretende prestar vestibular para a faculdade de medicina. “Esta já é uma grande vitória, mas não quero parar por aqui”, disse.

Os primeiros alunos do programa foram diplomados em 2006. No ano seguinte mais 24 turmas em oito escolas foram iniciadas, com a certificação de 500 alunos. Na noite de sexta-feira receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio 800 alunos de 11 escolas da capital. A partir de 2007 o PEEM começou a ser expandido para escolas em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Brasiléia. No interior são 42 turmas. O programa atende hoje mais de 3500 alunos em Rio Branco e no interior, no total de 142 turmas.

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Orgulho dos 800 formandos ao expôr documento que comprova a conclusão do Ensino Médio. Foto: Gleilson Miranda/Secom

“O programa é uma excelente alternativa para quem não tem tempo para freqüentar o ensino regular. A conclusão do ensino médio era um sonho que estou realizando hoje”, relatou a formanda Nira Panplona.

Participaram da solenidade de formatura o governador Binho Marques, a secretária de Educação Maria Corrêa, a gerente de Educação da Fundação Roberto Marinho Vilma Guimarães, além dos familiares dos concluintes.

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Compromisso do Governo do Estado com a educação é reconhecido pela representante da Fundação Roberto Marinho

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A gerente de Educação da Fundação Roberto Marinho, a professora Vilma Guimarães, destacou a evolução dos índices que medem a qualidade do ensino no país. Segundo ela a determinação política tem feito a diferença no Estado. “Cada vez mais o Acre se destaca no quadro educacional brasileiro. Os resultados e a evolução da educação aqui são espetaculares”.

Vilma Guimarães destacou ainda que a metodologia do Programa Especial de Ensino Médio tem o propósito que considera o aluno, aquilo que ele sabe, e também a cultura na qual ele está inserido, o processo de formação continuada dos professores e o acompanhamento dos funcionários. “No Acre a gestão da Secretaria de Educação foi extremamente eficiente e vem mostrando isso para o Brasil inteiro”.

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