Pesquisa sobre vítimas de violência será realizada no Acre

Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó e Sena Madureira foram escolhidas para participar da pesquisa do Ministério da Justiça

Quatro municípios acreanos participam da Pesquisa Nacional de Vitimização realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A população de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó e Sena Madureira será entrevistada por pesquisadores do Instituto Datafolha. Durante sete meses, as equipes pretendem levantar dados sobre a violência em 300 cidades brasileiras com mais de 15 mil habitantes que responderão questões sobre se já foram vítimas ou não de crimes e como estes repercutiram em suas vidas. O serviço prestado pelos órgãos de segurança também deverá ser avaliado. É a primeira pesquisa do gênero no país e o levantamento preliminar deve ser divulgado em fevereiro de 2011.

Para o Delegado-Geral de Polícia Civil, Emylson Farias, a pesquisa vem ao encontro da política do Governo do Estado de identificar quais os crimes, onde são cometidos e quem são as principais vítimas de violência, informações que direcionam as ações e alocações de recursos para o combate à criminalidade. No Estado, policiais civis e militares realizam o trabalho de coletar esses dados, encaminhados a um perito para a análise criminal. Eses elementos dão subsídio às autoridades de segurança para traçar as medidas para minimizar os crimes.

No Acre, lesão corporal é o crime mais praticado, e em Rio Branco o bairro onde se concentra maior índice de violência é monitorado constantemente pelas polícias. "Estamos nos adiantando a essa pesquisa. Desde 2007, quando o governador Binho assumiu, realizamos efetivamente esse questionário. Cada delegacia tem um policial destinado a fazer isso", diz, acrescentando que a pesquisa efetiva faz parte da política de regionalização. Essa pesquisa quer identificar a natureza dos crimes além da visão policial dos mesmos. Transparência das ações da polícia e repasse dos dados corretos são, para Farias, um dos fatores que ajudam no combate à violência no Estado.