Pinduca no Arraial Cultural

Rei do Carimbó faz show com um repertório de sucessos embalados pelos ritmos sirimbó, lári-lári, lambada e lamgode

bailarinas_pinduca.jpg

Show do cantor é um apanhado dos 40 anos de sucesso de sua carreira (Foto: divulgação)

Como manda a tradição das festas juninas, o Arraial Cultural, evento promovido pelo Governo do Estado do Acre, apresenta em sua programação show com um artista representante da rica cultura popular brasileira. A edição 2008, que comemora 10 anos do arraial, traz ao palco do estacionamento Arena da Floresta, na cidade cenográfica criada para o evento, um dos ícones da nossa cultura, o cantor e compositor Pinduca, o Rei do Carimbó (como é carinhosamente conhecido em todo Brasil).

O artista apresenta ao público acreano, no dia 5 de julho Um Show de Alegria, que ele define como um apanhado de 40 anos de sucessos de sua carreira, num repertório de composições que inclui as pérolas: Sinhá Pureza e Carimbó do Macaco, embalados pelos ritmos sirimbó, lári-lári, lambada e lamgode.

Pinduca será acompanhado por sua banda formada por 12 músicos e quatro bailarinas. O artista já divulgou seu trabalho em países como Bolívia, Peru, Colômbia, Angola, Guiana Francesa. Um dos destaques de sua trajetória musical é o grande sucesso na excursão que fez em agosto de 2000 a Alemanha, com sua banda completa, onde participou do festival de música brasileira Heimatrlange.

Com sua irreverência e verve de artista popular, Pinduca criou ritmos, como: Sirimbó, Lári-Lári, Lambada e Lamgode. O Rei do Carimbó, com uma simplicidade que lhe peculiar, conta que seu maior interesse é levar a cultura musical paraense e as coisas do Pará, a todos os lugares onde realiza os seus shows.

O público acreano pode esperar um dos melhores momentos do Arraial Cultural com sua rica programação que envolve o concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, saudades do seringal, entre outras atrações.

O Arraial Cultural é promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour e apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

Sobre Pinduca –
Natural da cidade de Igarapé-Mirim, interior do Pará, o artista é de uma família de músicos, seu pai José Plácido Gonçalves era professor de música. Foi com ele que Pinduca aprendeu as primeiras notas musicais. Pinduca iniciou sua carreira aos 14 anos, como pandeirista, durante as comemorações da festa de Nossa Senhora do Rosário, na vila de Maiuatá (município de Igarapé-Mirim e Abaetetuba) tocando a alvorada que abriria os festejos às 5 horas no coreto da praça. Durante a apresentação, ele levantou-se e começou a dançar, enquanto tocava suas maracas. Todos se aproximaram para ver a novidade, e a exibição foi um enorme sucesso.

Com a autorização de seu pai, Pinduca seguiu para Abaetetuba, onde participou da Orquestra Brasil, já com 16 anos. Depois foi para Belém, onde participou da Orquestra de Orlando Pereira, como baterista, nessa época considerado um dos melhores baterista do Pará. Alistou-se no Exército, e seguiu carreira na Polícia Militar até chegar a Tenente Mestre da Banda de Música da Policia Militar.

Todos os 12 irmãos de Pinduca, filhos de dona Luzia Tereza de Oliveira Gonçalves, sabem tocar algum instrumento musical, alguns seguiram carreira profissional. Seu José e dona Luzia foram inspiradores para os carimbós de Pinduca. O artista é casado há 40 anos com Deuzarina Santos Gonçalves juntos tiverem seis filhos: Otávio Roosevelth, Tânia Ellem, Eloy Kleem, Douglas Rielang, Stanley V, Sheila Jane.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter