Piscicultores de Cruzeiro do Sul multiplicam produção em dois anos

piscicultura_banner.jpg

Governador Binho Marques participa da atividade de despesca. Uma parceria que garante a ampliação da produção de pescado na região para e comercialização

pirarucu_05.jpg
pirarucu_09.jpg

Governador participou das atividades de despesca (Foto: Angela Peres/Secom)

A comunidade da Vila Assis Brasil, localizada em Cruzeiro do Sul, pode ser considerada uma unidade referência de produção familiar no Estado. Os resultados alcançados a partir da implantação da Associação de Piscicultores da Vila Assis Brasil são modelo e servem de exemplo de organização e determinação. No período de 2007 a 2008 a produção de peixes foi de 8,4 toneladas. Já nesse ano, até junho, a produção ultrapassou as 25 toneladas, com perspectiva mínima de 45 toneladas até o final de 2009.

Na manhã deste domingo, o governador Binho Marques participou da despesca nos açudes da Vila. Binho destacou a importância do envolvimento da comunidade para que o projeto alcançasse os índices satisfatórios. "Para que as coisas aconteçam verdadeiramente é preciso a mobilização da sociedade. Em ações como essa mais de 60% depende das pessoas acreditarem no projeto e atuarem com disciplina e força de vontade".

O governador falou ainda da animação em ver como as famílias da Vila Assis Brasil conseguem fazer com que o trabalho que estava acontecendo de maneira precária, possa ter sido transformado em algo grandioso. "Temos que ressaltar que o governo tem o papel de colaborador. Essa é mais uma de nossas milhares de pequenas obras".

Ocenir da Costa é presidente da Associação e conta que desde janeiro de 2008 quando a comunidade procurou o Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, a atividade começou a tomar novos rumos. "Nós vínhamos engatinhando, com a parceria do governo, nós conseguimos quadruplicar nossa produção", comemora.

Atualmente 28 famílias de piscicultores são atendidas pelo projeto, com ações de fomento e capacitação técnica. Além do aumento da produção e, consequentemente da oferta dos peixes tambaqui, piau e pirapitinga, outro ganho da comunidade foi a redução do valor pago pela saca da ração, passando de R$ 70 para R$ 28.

Para o vice-governador, César Messias, o trabalho deve ser replicado em outras comunidades. "Estamos conseguindo agregar valor à produção familiar, e também melhorar a qualidade de vida dos pescadores a partir do aumento da renda familiar dessas pessoas".

Desenvolvimento econômico baseado na justiça social e ambiental

O Governo do Estado está atuando no fortalecimento da piscicultura através da implantação de pólos de produção, com a proposta de potencializar a ação. Além de Cruzeiro do Sul a atividade vem sendo fomentada em Mâncio Lima e Bujari. De acordo com o secretário de Extensão e Produção Familiar, Nilton Cosson, a meta é promover a inclusão econômica e social das famílias, com respeito à sustentabilidade.

pirarucu_01.jpg

ários estudos foram feitos para avaliar a viabilidade do solo, da água, e também econômica do projeto (Foto: Angela Peres/Secom)

{flv}noite180809_psicultura_binhoac{/flv}

"Estamos em um processo de construção do empoderamento com a participação efetiva da sociedade do desenvolvimento dela mesma. Já estamos colhendo os frutos, o aumento da produtividade e a felicidade dos piscicultores são notáveis", destacou o secretário.

As palavras do governador que afirmam o envolvimento das comunidades podem ser completadas com o depoimento do produtor Elton Oliveira Silva que também mora na Vila e faz parte da Associação. Segundo ele antes da efetivação da parceria os produtores tinham muitas dificuldades em razão da falta de infraestrutura e de conhecimento. "Acreditamos na importância de nos unirmos e hoje temos muita fartura tanto para comer e vender. A gente passava dois três anos pelejando para tirar 100, 200 quilos de peixe, agora a tira em seis meses a gente tira até uma tonelada".

Organização das famílias se completa com ação de governo

A partir de 2008 piscicultores da Vila Assis Brasil e Governo do Estado decidiram unir esforços para garantir a ampliação da produção de pescado na região, tanto para consumo, quanto para a comercialização.

pirarucu_15.jpg

Pescadores receberam apoio em todo o processo, desde a formação (Foto: cedida)

Para isso 30 produtores participaram do processo de qualificação do Instituto Dom Moacyr na unidade de formação de Cruzeiro do Sul – Ceflora. Também foram realizados treinamentos de capacitação técnica junto aos técnicos da Seaprof e Imac.

Vários estudos foram feitos para avaliar a viabilidade do solo, da água, e também econômica do projeto. Além disso, foi realizado o trabalho de abertura de tanques a açudes, ampliando e melhorando os viveiros de produção. A expectativa é ampliar a experiências para outras comunidades.


Galeria de imagens

 

{gallery}galeria_170809{/gallery}

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter