após qualificação

Piscicultores peruanos agradecem apoio de Tião Viana para qualificação

Piscicultores estão durante toda esta semana participando do curso (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Um grupo de agricultores e piscicultores peruanos da região de Puerto Maldonado, no departamento (estado) de Madre de Díos, esteve reunido nesta manhã, 21, com o governador Tião Viana para agradecer o apoio que estão tendo no Acre. Eles participam de um curso de qualificação na área de criação de peixes, oferecidos pela Secretaria de Produção Familiar e Extensão Florestal (Seaprof).

“Nós nos sentimos felizes por estarmos aqui. Agradecemos muito a acolhida nesta bonita terra. Estamos aqui para aprender experiências na parte produtiva de peixes e, assim, implementar tecnologias para cultivarmos em um modelo similar a este no Acre”, explicou Nemesio Sotez, presidente da associação de piscicultores de sua comunidade, após fazer uma fala de agradecimento pela oportunidade dada pelo governador.

Tião Viana aproveitou para falar sobre como o pirarucu pode ser uma espécie de peixe com grande potencial para esta região. O governador acredita que essa parceria é importante para tornar ainda mais forte a produção de pescado entre o Acre e o Peru. “Queremos que sejamos uma grande área de pescado, tanto no Acre como a região de Madre de Díos, no Peru. Vamos continuar dando o apoio, temos também os alevinos que podem ser comercializados”, afirmou.

O Acre, atualmente, possui uma parceria comercial com o Peru para a venda de pescado. A Peixes da Amazônia vende semanalmente 12 toneladas de várias espécies para um grupo empresarial em Puerto Maldonado.