Plataforma permite participação popular no planejamento do Estado

Plataforma permite participação popular no planejamento do Estado

O Governo do Estado do Acre criou uma plataforma digital que permite a participação da população na elaboração do Plano Plurianual (PPA). Coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), através do site www.ppa.ac.gov.br, o cidadão terá a oportunidade de encaminhar propostas e sugestões relativas à administração pública para o quadriênio 2020-2023.

O lançamento se deu ainda durante a feira de negócios do Acre, Expoacre, através da divulgação por panfletagem. A partir desta quarta-feira 14, uma equipe de profissionais da Secretaria de Planejamento, ficará à disposição da população para o cadastro das sugestões na praça laranja da Organização das Centrais de Atendimento (OCA).

“Nós fizemos uma pesquisa e identificamos que apenas 57% da população acreana tem acesso à internet, então trouxemos o serviço para a Central de Atendimento onde pretendemos alcançar esse público que não tem acesso a informação. Perguntamos de que forma o governo pode melhorar em algum setor da administração pública e cadastramos a opinião no site”, explicou a chefe de planejamento governamental, Christian Casas.

A equipe está disponível para cadastro das propostas na praça laranja da Central de Atendimento (Oca)  Foto: Neto Lucena

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento previsto no Art. 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.

Só no primeiro dia, mais de 100 propostas foram cadastradas na Central de Atendimento. A meta é chegar a 500 ouvindo cidadãos de todos os municípios do estado. O site ficará acessível à população somente até o final do mês de agosto, segundo o diretor de planejamento e orçamento da Seplag, Wagner Sena.

“Nossa intenção é fazer a consulta popular e saber o que a população espera que o governo faça nos próximos quatro anos em todas as áreas que atua como educação, saúde, segurança, infraestrutura, entre outras. Começamos na Expoacre, com o lançamento do site, fizemos a divulgação com a panfletagem e hoje começamos aqui na OCA. Caso a população queira participar, basta se dirigir À OCA essa semana ou acessar a plataforma pelo site”, finalizou.