Dia das Crianças

PMAC recebe Projeto Amigos Solidários e promove manhã de diversão para crianças carentes

Brincadeiras, lanches, oficinas, entre outras atividades, fizeram a alegria de cerca de 210 crianças de bairros periféricos de Rio Branco, na manhã de sábado, 12, Dia das Crianças. O evento, realizado pelos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Acre (PMAC), em parceria com o projeto Amigos Solidários, aconteceu no Centro Integrado de Estudo e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPs).

Em meio a era tecnológica, brincadeiras tradicionais, como corrida do saco, dança das cadeiras e cabo de guerra, trouxeram muita diversão e interação para a garotada. Pula-pula, oficinas de desenho, teatro, cinema e música, também estavam entre as opções. Picolés, algodão doce, pipoca, cachorro-quente e outras guloseimas aumentavam a energia da turminha. Ao final, foram distribuídos brinquedos.

Brincadeiras, lanches, oficinas, entre outras atividades, fizeram a alegria de cerca de 210 crianças de bairros periféricos de Rio Branco Foto: Silva Barbosa/PMAC

“Todo o CFSD se uniu e colaborou para que esse dia acontecesse. Os pelotões se dividiram em grupos, que ficaram encarregados de cada atividade. Queremos mostrar que a Polícia Militar é amiga da sociedade, da criança, que também tem sua função social”, explicou o tenente Karlos Antoniete.

Josineide Pinheiro, 46, moradora do bairro Waldemar Maciel, trouxe sua filha e mais duas crianças para curtir o dia de lazer. Para ela, esse tipo de iniciativa é muito importante, pois muitas crianças não tem essa oportunidade. “Na polícia, eu acho mega importante, pois muitas vezes, as crianças veem o policial como uma pessoa que faz medo, e aqui eles podem ver que são pessoas normais, como a gente. Acho muito legal isso, eu estou gostando muito”.

Unidos por uma causa

O Amigos Solidários é um projeto idealizado pelo soldado Derineudo Souza, 34, e já existe há cinco anos. Atualmente, conta com a colaboração de cerca de 500 voluntários, entre empresários, instituições e outros. O objetivo principal é mostrar que, apesar da difícil realidade, é possível afastar crianças e jovens da criminalidade, para que alcancem uma vida digna.

Policiais militares participaram da ação social Foto: Silva Barbosa/PMAC

Derineudo afirma que sempre trabalhou em parceria com a PMAC e, nesse Dia das Crianças, resolveram fazer algo maior. “Muitos adultos que estão aqui, mesmo policiais, nunca tiveram um dia maravilhoso como esse e estão levando essa oportunidade a crianças que hoje vivem a realidade que muitos deles viveram”, declarou.