Polícia Civil prende 52 pessoas em 48 horas no Estado com serviço de inteligência

Operação Alcatraz mobiliza agentes em diversos municípios do Acre

delegados.jpg

Delegados da Polícia Civil participaram da operação na capital (Foto: Pedro Paulo/Assessoria Polícia Civil)

Uma ação simultânea realizada pela Polícia Civil em todo o Estado do Acre resultou na prisão de 52 pessoas num intervalo de 48 horas. Todas acusadas de praticarem os mais variados tipos de crimes. Tratam-se atuações pontuais, guiadas pelo serviço de inteligência, sob a coordenação das Regionais de polícia.

Alcatraz, nome atribuído à operação, é uma referência à ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia, que inicialmente foi utilizada como base militar, e mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima.

Participaram da ação cerca de 250 policiais entre delegados, agentes e escrivães. Para o corregedor-geral da Polícia Civil, André Luiz Monteiro, esse resultado somente foi possível alcançar, porque, os trabalhos são feitos em pontos críticos apontados pelo serviço de inteligência da PC, com procedimentos pontuais.

"Hoje, com os investimentos do governo nos setores estratégicos da polícia, foi possível essa seqüência de prisões, entre outros benefícios em prol da segurança da sociedade", disse o corregedor-geral. Para ele, tudo vem sendo feito de maneira clara e célere, prova que a modernização da instituição é uma realidade.

Os presos das regionais da capital foram conduzidos à sede do Grupo de Capturas (Sobral), onde foram apresentados à imprensa. Das 52 prisões, 10 foram na região do Juruá. Na região do Yaco, uma quadrilha de assaltantes que agia na região portuária foi identificada e três pessoas foram presas pelo crime de roubo.

Em Sena Madureira, a Polícia Civil prendeu Hamilton José Fernandes 20 anos, residente no bairro do Amarilho, de posse de uma escopeta calibre 20 e uma espada. Quando os policiais chegaram ao local, ele tentou se evadir mais foi capturado, numa ação comandada pelo delegado Antonio Alceste.

A primeira investida da Polícia Civil de forma simultânea no Acre ocorreu no dia 19 de novembro, quando 60 mandados de prisão, busca e apreensões foram cumpridos em Rio Branco e no interior do Estado na "operação varredura", realizado em 16 municípios. Na oportunidade, 11 pessoas foram autuadas em flagrantes por tráfico e outras 16 presas em menos de duas horas, por ordem da Justiça.

Na capital e no interior, policiais civis prenderam criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios, crimes sexuais e ambientais. Em todo o Estado foram cumpridos vários mandados de prisões e de buscas, oriundos de investigações conduzidas pelas delegacias especializadas e regionais.

No balanço da operação, o corregedor André Monteiro avaliou como positiva a maior ação da Polícia Judiciária realizada neste formato no Acre, totalizando 79 presos nas duas operações. O chefe interino da Polícia Civil, disse que as investigações estão acontecendo e por conta disso, os índices de produtividade estão aumentando.

Conforme declarou Monteiro, a polícia está usando de todo o seu pessoal e recurso para dar uma resposta efetiva à sociedade. Em destaque, a participação de cerca de 300 policiais de cerca de 30 delegacias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter