Polícia Comunitária é tema de seminário em Rio Branco

Resultados do projeto e metas para os próximos meses foram debatidos durante o evento

Os resultados das ações da Polícia Comunitária estão sendo apresentados durante o 1° Seminário de Segurança Escolar. O encontro reúne gestores e coordenadores das escolas municipais e estaduais de Rio Branco e oficiais da Polícia Militar. A proposta é fomentar debates e discussões sobre a segurança pública no ambienta de ensino, com foco na situação atual.

O trabalho da Companhia de Policiamento Escolar consiste em ações preventivas em conjunto com a comunidade escolar para identificar, priorizar e resolver questões ligadas à segurança, como crimes, ameaças, desordens físicas e morais. Para isso, policiais militares da Companhia Escolar e dos Batalhões Regionais realizam o policiamento ostensivo (rondas) e mediações de conflitos, com atendimentos individuais, visitas comunitárias e solidárias, além do policiamento em eventos escolares.

De acordo com o capitão Márcio Alves, o seminário é o momento de apresentar o trabalho e os resultados, além de encontrar pontos passíveis de mudanças e aprimoramentos. “Nosso trabalho deve ser pró-ativo, e não apenas de repressão aos atos criminosos.”

Um dos dados apresentados durante o seminário “Sob a Ótica Filosófica da Polícia Comunitária” foi a diminuição do número de ocorrências no ambiente escolar. Em junho do ano passado, quando o projeto começou a ser desenvolvido, eram registradas em média 60 ocorrências; em fevereiro de 2009 foram apenas 15 registros.

Para o gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Josenir Calixto, os resultados obtidos pelo Policiamento Escolar são constatados pelos gestores das unidades escolares a partir do relato dos alunos dos crimes que são evitados por meio do trabalho de educação dos policiais. “O projeto já conseguiu reverter indicadores de abandono, por exemplo. É uma ação de regaste dos jovens que entrariam na marginalidade”, disse.

Participaram da abertura do seminário a secretária de Segurança, Márcia Regina, o comandante da PM, coronel Romário Célio, e representantes das escolas e dos batalhões. O evento também acontece nesta quinta-feira, 16, quando serão traçadas metas conjuntas para melhoria da ação perante a comunidade escolar.