Polícia e comunidade se unem para combater índices de violência

Secretaria de Segurança Pública promove encontros com moradores para discutir sugestões de atuação das polícias dentro dos bairros

policia_e_comunidade.jpg
policia_e_comunidade_01.jpg

Policiais e lideranças comunitárias debatem juntos propostas para a segurança pública (Foto: Nonato Souza/Assessoria SESP)

Fortalecer a integração entre polícia e comunidade é uma das metas a serem atingidas dentro do plano de combate à violência nos bairros periféricos da cidade, implantados pala atual gestão da Segurança Estadual de Segurança do Acre.

Na última semana, a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, promoveu duas reuniões entre polícia e comunidade. Os encontros atendem reivindicações coletivas tiradas de uma reunião entre a secretária e presidentes de Associações de Moradores, ocorrida no início deste mês.

Conforte estabelecido, as reuniões ocorrem nos batalhões da Polícia Militar, dentro de cada uma das cinco regionais – espaço geográfico sob comando de um oficial da Polícia Militar e um delegado de Polícia Civil. Ao todo, são cinco regionais, abrigando mais de 260 mil moradores. Na 1ª Regional estão 22 bairros. Na 2ª Regional 29, na 3ª 25, 4ª 64 e 5ª Regional, 33 bairros.

Trazer essas lideranças para planejar estratégias de segurança e compartilhar ideias, ações e projetos com gestores de segurança pública tem sido a meta do Governo do Estado via Secretaria de Segurança.

O resultado parcial desse projeto está refletido no depoimento de Eliane Lopes do Santos, secretária geral da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarmb).

"Estamos esperançosos no sucesso dessa parceria. Confiamos e acreditamos no trabalho da secretária Márcia Regina e estamos prontos a colaborar no que for preciso".

Reunião do 2º BOP com excelente participação

No prédio do 2º Batalhão sob o comando do major Ricardo, a excelente participação das lideranças comunitárias espelha a confiança depositada pelas famílias do 2ª Distrito nas lideranças policiais.

O major – PM Ricardo conduz o início da reunião fazendo exposição de vídeo de autoestima e determinação individual, sugestionando que tudo é possível se cada um fizer sua parte.

Durante horas discutiu-se e planejou-se as operações policiais, em pontos citados na reunião como complexos. Inovações implantadas em outros batalhões serão copiadas e adequadas à realidade do segundo distrito.

Major Ricardo quer, a exemplo dos comandantes da 5ª Regional, colocar caixinhas de sugestão, reclamações ou denúncias em lojas, panificadoras e mercearias, onde cada pessoa possa se manifestar sem temer represálias devido o anonimato de seus pleitos.

"Estamos enfrentando uma nova realidade e acredito que muito em breve estaremos colhendo os frutos da semente que estamos plantando", conclui o profissional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter