Polícias Civil e Federal se unem no combate ao roubo de carros

Acordo técnico foi assinado nesta quinta-feira, em Rio Branco

pf.jpg

Representantes assinaram o acordo de cooperação na manhã desta quinta-feira (Foto: Assessoria Polícia Civil)

Um acordo de cooperação técnica que visa acelerar as ações policiais no combate ao crime de roubo e furto de carros no Acre, foi assinado nesta quinta-feira, 16, na sede da Polícia Federal (PF) pelo secretário da Polícia Civil Emylson Farias da Silva, o delegado federal Alexandre Silveira de Oliveira – superintendente em exercício – e Luiz Cravo Dórea, representante regional da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), instituição que no Brasil é representada pela Polícia Federal.

O ato aconteceu às 10 horas, na Superintendência da Polícia Federal. O acordo de cooperação técnica tem por finalidade a troca de informação entre as duas instituições de polícia, que entre si, se propõem incluir no sistema de dados da Interpol, mensalmente, dados atualizados sobre as ocorrências de furto e roubo de veículos, a fim de serem incluídas no banco de dados mundial da Interpol.

O acordo prevê que a Polícia Civil, na primeira quinzena de cada mês, por meio eletrônico, forneça todas as informações relativas às ocorrências de furtos e roubos de veículos, registradas nas delegacias da capital, no mês anterior para atualização. No mesmo período, a PF fornecerá seu resultado dos procedimentos de investigação aos delegados e policiais indicados pela Polícia Civil.

Para o secretário da Polícia Civil do Acre, Emylson Farias, esse instrumento vai possibilitar ações pontuais no combate ao crime de roubo de veículos, além de reforçar a presença do Estado no combate aos crimes contra o patrimônio.

Luiz Cravo Dórea prometeu comunicar as autoridades bolivianas do ato de cooperação celebrado nesta quinta-feira. Ele que está se despedindo do Acre nos próximos dias e ressalta que esse instrumento vai possibilitar que as autoridades da Bolívia, país membro da Interpol, possam averiguar por meio de uma simples consulta ao sistema a origem de algum veículo brasileiro e, se for o caso apreendê-lo para devolução ao Brasil.

Ele lembra que parte dos veículos roubados e furtados no Acre são levados para a Bolívia. Como exemplo cita que estatísticas dão conta que em Santa Cruz de la Sierra, circulam mais de 12.000 veículos roubados no Brasil. "É um projeto piloto idealizado para facilitar o enfrentamento ao crime de roubo de carros no Acre. Tenho certeza que a parceria dará certo", disse Luiz Dórea.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter