Sem dar trégua

Polícia Civil divulga balanço das ações da Divisão de Investigações Criminais

A Divisão de Investigações Criminais (DIC) da Polícia Civil apresentou na manhã desta quarta-feira, 9, balanço das ações realizadas pelas delegacias especializadas que compõem a divisão nos últimos quatro meses.

Foram concluídos e encaminhados à justiça 245 inquéritos policiais das delegacias de Repressão à Entorpecente (DRE), de Combate à Roubos e Extorsões (DCORE), de Combate ao Crime Organizado (DECCO) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As ações resultaram em 246 prisões: uma média de duas pessoas presas por dia, em Rio Branco.

Outro dado relevante é relacionado aos homicídios: foram 44 prisões de pessoas envolvidas em crimes dessa natureza. Desses, foram concluídos 78 inquéritos, resultando na elucidação de 90% de todos os casos ocorridos nos últimos 40 dias.

De acordo com a Análise Criminal, houve uma redução de 20% nos casos de homicídios nos últimos 4 meses (Foto: Secom)

Além disso, foram recuperados 120 veículos e 111 quilos de drogas retirados de circulação. “É uma resposta à sociedade. A investigação busca a materialidade das provas e a identificação dos autores. As equipes de investigadores, por sua vez, checam as informações e passam a realizar as prisões”, relatou o coordenador da DIC, delegado Cristiano Bastos.

Para o delegado Alcino Júnior, da Diretoria de Inteligência, o trabalho integrado e da troca de informações entre as delegacias é fundamental para o êxito do processo investigativo.

“O trabalho de troca de informações tem sido alinhado com todas as delegacias, e seus delegados trazem esse resultado. Uma união de esforços entre todos que subsidiam as investigações de maneira geral, obtendo resultado positivo de nossas ações”, disse Alcino Júnior.

Interiorização de núcleos

De acordo com o delegado Cristiano Bastos, há um processo de interiorização de implantação de núcleos das especializadas nos municípios e até o fim deste ano todas as regionais terão um núcleo da DRE e DECCO, a exemplo de Cruzeiro do Sul, que vem tendo resultados positivos no combate à criminalidade desenvolvendo o trabalho estratégico integrado com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado.

Redução dos homicídios

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp), somente no mês de abril deste ano, houve uma redução de 20% nos índices de homicídios na capital com relação ao mesmo período do ano passado, resultado de intensas ações das forças de segurança do Estado.