Com o lema ‘Nossas crianças longe das drogas’ e com o objetivo de trabalhar a prevenção do uso de drogas, bem como alertar sobre as práticas de violência dentro e fora das escolas, a Polícia Militar, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizou na noite desta quarta-feira, 10, a formatura de mais de 250 alunos do 5º ano das Escolas de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino, Dr. Flaviano Flávio Batista e Áurea Pires Montes de Souza .

De acordo com o coordenador do Proerd, tenente Leandro Filho, o programa que foi implantado em 1999 no Acre, já formou mais de 160 mil estudantes entre 9 e 12 anos de escolas públicas estaduais, municipais e também de escolas particulares.

“Nós formamos mais de 11 mil estudantes por ano, e só nesse primeiro semestre já formamos mais de cinco mil. Esse momento é de grande importância porque vem coroar mais um trabalho feito durante todo o semestre, no qual chegamos ao objetivo de conscientizar essas crianças sobre os malefícios das drogas e que ela é o primeiro passo que leva o ser humano a cometer todo tipo de crime”, explicou.

Para a mãe da formanda Ana Beatriz, Idalícia Alencar, esse momento é muito especial e que se orgulha da filha que hoje sabe que as drogas e a violência são dois caminhos sem volta. “Eu acho esse projeto maravilhoso, porque em meio a tanta violência, eu ver minha filha e centenas de outras crianças crescendo sabendo que as drogas é algo ruim, não tem preço e eu fico muito feliz em saber que o programa tem alcançado cada vez mais as escolas e comunidades do nosso estado”, disse.

Segundo a diretora da Escola Maria Raimunda Balbino, Iranilde Saraiva, o Proerd tem feito o diferencial nas escolas e a aceitação dos alunos a cada edição é de excelência. “Nós, diretores de escolas, percebemos que o programa não alcança somente nossos alunos, mas os pais, familiares e toda a comunidade, então isso é de suma importância e por isso nós só temos a agradecer a Polícia Militar e a dedicação de todos os envolvidos”, finalizou.

Poerd

O Proerd surgiu nos EUA, em 1993, na cidade de Los Angeles. Expandido rapidamente, hoje está presente em mais de 56 países, onde nada menos que 35 milhões de crianças são atendidas pelo programa de prevenção às drogas e à violência.

No Brasil, o programa chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo extinto em 1995. Em São Paulo surgiu em 1993, através da Academia de Polícia Militar de Barro Branco. A partir daí o programa foi revigorado e expandido para os demais Estados brasileiros, sendo implantado no Acre no início do primeiro semestre de 1999.