Policlínicas de pronto atendimento devem funcionar a partir de 2009

Ação tem objetivo de descentralizar atendimento de urgência e emergência em Rio Branco

osvaldo_leal_foto_gleilson_miranda_190908.jpgA partir de 2009, o usuário do sistema público de saúde que apresentar problemas pontuais como pressão alta, dor de cabeça forte, diarréia ou vômito, não precisa mais procurar o pronto-socorro do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb) para receber atendimento clínico. Até lá já estarão em atividade três policlínicas previstas no projeto de descentralização do pronto atendimento em Rio Branco, acordo firmado entre o Governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco no Pacto pela Saúde.

Esta semana mais um passo foi dado em direção à tentativa de retirar do pronto-socorro a carga do pronto atendimento do dia a dia. Acompanhado do senador Tião Viana, dos secretários de Saúde do Estado e município, Osvaldo Leal e Pascal Kalil, do médico Thor Dantas e do secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, o governador Binho Marques conheceu uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) implantada no Rio de Janeiro que representa a proposta de descentralização, com modelo de gestão e de organização diferenciados. Na Upa o modelo de gestão é enxuto com mecanismos criados para oferecer serviços ininterruptos.

Em Rio Branco, o projeto irá transformar três Centros de Saúde em policlínicas com funcionamento até meia-noite. Hidalgo de Lima (Palheiral) e Roney Meirelles (Conjunto Adalberto Sena) são administrados pela Prefeitura de Rio Branco e a Unidade de Saúde da Família no Conjunto Tucumã pelo Governo do Estado.

O pronto-socorro do Segundo Distrito, cujas obras estão sendo retomadas, irá funcionar 24 horas. "O pronto-socorro do Huerb ficará com a retaguarda de traumas que são os acidentes graves, que exigem a presença do ortopedista, os casos de urgência", explica o secretário Osvaldo Leal.

As unidades de pronto atendimento estarão preparadas para receber o paciente, oferecer consultas, medicar. Os casos que necessitarem de maior investigação serão encaminhados para os centros de saúde de referência, que verifica a necessidade de direcionar os casos para um especialista na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre). "Este foi o nosso objetivo com a visita à Unidade de Pronto Atendimento do Rio de Janeiro. Estamos agregando mais conhecimento para consolidar as ações firmadas no Pacto pela Saúde firmado pelo governo do Estado e prefeitura", destacou Leal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter