População de Capixaba, Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro discutem Segurança Pública

Conferência Regional é realizada em Plácido de Castro com a presença da Secretária de Segurança Márcia Regina

conferncia_regional.jpg

Abertura da Conferência realizada nesta sexta-feira, em Plácido de Castro (Foto: Nonato Souza/Assessoria SESP)

Acrelândia, Senador Guiomard, Capixaba e Plácido de Castro, fecham o ciclo das Conferências Regionais que antecedem a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (etapa Acre) – evento previsto para acontecer em Rio Branco, entre 9, 10 e 11 de julho.

Representantes da sociedade civil organizada em sindicatos, associações e federações, igrejas e demais entidade de classes, trabalhadores da área de segurança pública representados por policiais militares, bombeiros, civis e federais.  Representantes do Judiciário, estado e municípios estiveram todos reunidos na “Pousada da Floresta” durante toda essa sexta-feira, 26, em um grande debate sobre segurança pública, um setor que diz respeito à toda a sociedade brasileira.

Ao todos são 63 delegados aptos a votar e ser votados na Conferência Regional de Plácido de Castro. Pelo menos oito irão disputar votos entre os conferencistas para ganhar o direito de representar a região na Conferência Estadual de Rio Branco.

Secretária apresenta polícia de segurança local

A Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina Pereira de Souza, participou da solenidade de abertura representando o governador Arnóbio Marques. Ela chegou ao município nas primeiras horas da manhã, acompanha do Comandante da Polícia Militar, Cel – PM Romário Célio.

Em sua fala na solenidade de abertura, Regina disse que a ideia do governo brasileiro é colher “sugestões e propostas vistas por diferentes olhares de pessoas com problemas comuns e, ao mesmo tempo, democratizar as políticas públicas que nortearão a segurança em nosso país”.

A secretária relatou aos conferencistas que no âmbito local, o Governo do Estado trabalha com quatro eixos da política nacional, focando em primeiro lugar a unificação da base de dados do sistema de segurança possibilitando que as forças policiais tenham em mãos informações em tempo real.

Ainda com base nos eixos da política, enfatizou o trabalho integrado das policias militar e civil, como meio de garantir ações preventivas com implantação da cultura de paz e estabelecimento de um padrão de atendimento único que norteará o comportamento das polícias no atendimento aos cidadãos.

O Governo do Estado está investindo até o final de 2009, mais de R$ 10 milhões (recursos do BNDES), na área de segurança pública. “Esses recursos irão contemplar reformas, ampliação e construção de novas delegacias nos municípios do Estado, aquisição de viaturas, e equipamentos”, afirmou a secretária.

Márcia Regina lembrou que já foi concluído o curso de formação dos delegados, escrivães e peritos e está em curso o concurso da PM para contratação de mais 600 policiais. “O curso tem duração de oito meses garantindo qualidade na qualificação das nossas polícias”. E, por fim, falou das boas expectativas na apresentação de propostas daquela Regional para a Conferência do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter