População recebe orientação para prevenção do câncer

Atividades acontecem durante toda a semana

Uma das principais causas para o aumento dos indicadores de câncer é a falta de diagnóstico precoce da doença.Com o objetivo de sensibilizar e concientizar os profissionais de saúde e a população acreana, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, em parceria com outros orgãos públicos e privados, realizam várias atividades em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer lembrado neste dia 27 de novembro.

O Instituto Nacional do Câncer – Inca- destaca na campanha deste ano o câncer infanto – juvenil, tendo em vista que um número expressivo de crianças são portadoras da doença, representando umas das cinco principais causas de morte em menores de cinco anos e a segunda maior na faixa etária de cinco até 19 anos.

Entre as mortes ocorridas em 2007, o câncer ocupa o quarto lugar em mortalidade. Na população feminina prevalece o de colo do útero, seguido do de traquéia, brônquios, pulmão e estômago. Nos homens, predomina o de pulmão, estômago, próstata e fígado. 

Para 2008, segundo o Inca, foram estimados 700 casos novos de câncer na população feminina e masculina, por este motivo o tema deste ano é "Câncer: a Informação pode Salvar Vidas".

No Acre, as atividades referentes à data são organizadas pelas Coordenações Estadual e Municipais do Programa de Prevenção do Câncer. Nas unidades básicas de saúde, durante toda a semana, há palestras educativas, exames clínicos para prevenção do câncer de mama e de boca, coleta de Preventivo do Câncer do Colo do útero – PCCU-, distribuição de preservativos e de folhetos educativos. 


Serviços:

Distribuição de folhetos informativos sobre as principais dicas para se proteger do câncer;
Distribuição de protetor solar (Rosas farmas);
Distribuição de preservativos (DST/AIDS);
Prevenção de câncer de boca;
Coleta de PCCU para as servidoras das Secretarias de Gestão Administrativa e Fazenda;
Unidades Básicas de Saúde (Centros e Módulos do Programa Saúde da Família – PSF)
Palestras educativas;
Distribuição de folhetos educativos;
Coleta de PCCU;
Prevenção do Câncer de Mama;
Prevenção do Câncer de Boca;
Distribuição de preservativos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter