Quitação

Prazo para pagamento do licenciamento de veículos encerra nesta quinta-feira

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) alerta aos proprietários de veículos com placas final 0,  que nesta quinta-feira, 31, é o prazo final para o pagamento do licenciamento anual destes veículos.

Detran dispõe de guichês de atendimento exclusivos para emissão do documento Foto Renato Beiruth

A impressão do código de barras para pagamento das taxas pode ser feita por meio do site do Detran ou na Unidade Serviços de Veículos, na Avenida Nações Unidas, 2.137, bairro Sétimo BEC, as distribuição de senha para atendimento vão de 7h30 às 16h30,  ou ainda no atendimento do Detran na OCA, no horário de 7h30 às 15h.

O licenciamento anual atesta que o veículo encontra-se em conformidade com a legislação, pois de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado com veículo não licenciado comete infração gravíssima.

Todo ano, em cada Estado, é emitido um calendário com as datas para o pagamento do licenciamento de acordo com o algarismo final da placa, esta é última data no calendário de 2019, no inicio do próximo ano o departamento divulgará um novo cronograma.

Documento oficial do veículo

É importante ressaltar que para a emissão do novo Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório e na forma original, só é emitido posteriormente à quitação do licenciamento anual e demais débitos, incluindo multas já vencidas.

Após o pagamento, o CRLV deve ser entregue, pelos Correios, na residência do proprietário em um prazo de 20 dias, porém, para que o carteiro faça a entrega é necessário que uma pessoa, maior de 18 anos, e que saiba assinar, esteja em casa para receber, caso o contrário o documento volta para o Detran.

Nessa situação, o proprietário deve comparecer ao atendimento do Detran Veículos. “O proprietário pode solicitar a emissão do documento assim que quitar o licenciamento, em nosso posto atendimento, temos guichês exclusivos para emissão de documento, evitando assim as filas”, afirma o diretor de operações do Detran/AC, Isaías Brito.