Prefeitura de Rio Branco prepara a 2ª Semana da Juventude

Evento este ano terá como tema "Juventude e Vida Saudável"

O tema juventude adquiriu uma visibilidade muito grande nos últimos anos em Rio Branco. Os jovens ocupam o centro de questões que comovem a cidade, tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades como no que se refere à esperança de novos caminhos para nossa evolução social, com valores e padrões éticos superiores aos que predominam hoje.

Atualmente, os jovens de 15 a 29 anos convivem com um cenário pouco favorável ao seu desenvolvimento. Entre os principais problemas encontrados nesse cenário, pode-se citar: gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, violência, drogas e baixa de escolaridade, entre outros.
show_de_encerramento.png
A 2ª  Semana Municipal de Juventude em Rio Branco visa desenvolver trabalhos nas áreas de entretenimento, educação, comunicação e mobilização social, valorizando assim os talentos e grupos das comunidades, além de politizar e despertar o interesse de conhecer as políticas voltadas à juventude. Nesta semana será tratado um assunto muito importante: Vida Saudável na Juventude.  

A informação e a participação são instrumentos que contribuem significativamente para alcançar os objetivos das políticas públicas. Em especial, são essenciais para o sucesso das políticas mais recentes, como as de juventude. Hoje em dia se reconhecem as dificuldades e a grande complexidade que envolvem os processos efetivos de construção e de desenvolvimento das políticas de juventude.

Da mesma forma se percebe a necessidade de que gestores, ativistas, parlamentares e especialistas tenham o entendimento da real dimensão e da relevância social e política desses novos processos sociais contemporâneos que envolvem as novas gerações. O reconhecimento profissional baseado nas experiências práticas é ainda mais valorizado se complementado por formações específicas que contribuam com os objetivos dessa temática.

A semana voltada para debater sobre a juventude apresenta uma oportunidade de aprendizagem, muito próximo de casa ou do trabalho, e ao mesmo tempo de acessar um universo de conhecimentos e de trocas de experiências que contribuem diretamente na formulação coletiva e na atuação prática de cada um.

Nesse sentido, a 2ª Semana Municipal da Juventude tem como objetivos desenvolver atividades artísticas, culturais, desportivas e recreativas que favoreçam a interação entre a juventude de nossa cidade e estimulem a convivência, o diálogo, a compreensão mútua, o companheirismo, a cooperação e o surgimento de novas lideranças, fortalecendo o cuidado com a saúde, numa idade tão importante para nossa formação.

O principal objetivo da Semana é envolver a juventude do município e contribuir para o conhecimento de políticas públicas voltadas a esse grupo, estimulando assim sua participação ativa nas atividades realizadas e orientando para a construção de um plano de vida saudável, para superar alguns obstáculos à saúde.

As atividades de produção cultural, assim como as de recreação e esporte, são campos centrais para a vivência da juventude. Valem como espaços para construção de identidades e sociabilidade, incluindo a criação de linguagens e códigos próprios. Possibilitam experimentação, troca de informações, ampliação de referências, elaboração e confronto de valores. Permitem que os jovens se encontrem com outros jovens em espaços menos controlados e regrados.  

Nesse sentido, a programação na Semana terá essa abordagem como referência metodológica, ou seja, construção de momentos nos quais os jovens se sintam livres para ajudar a construir momentos saudáveis para sua vivência.

Veja aqui a programação da 2ª Semana da Juventude em Rio Branco

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter