Primeiro Torneio Amador de Cubo Mágico será realizado no Acre

O cubo mágico é uma das atividades oferecidas pelo IMCF para alunos e comunidade (Imagem Divulgação)
Cubo mágico é uma das atividades oferecidas pelo IMCF para alunos e comunidade (Imagem Divulgação)

O Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF), realiza no próximo sábado, 22, o 1º Torneio Amador de Cubo Mágico. O campeonato será realizado às 9 horas nas dependências do IMCF, no Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie), no antigo Mira Shopping, em Rio Branco.

De acordo com o coordenador do IMCF, Alessandro Nasserala, a competição busca fomentar o ensino da matemática no Estado.

“Esse brinquedo tem entrado em várias escolas, e uma competição interescolar pode estimular ainda mais a presença dele no âmbito escolar. Além disso, é uma forma de fomentar a matemática por meio de atividades lúdicas como o cubo mágico”, explica.

O torneio é aberto a toda a comunidade. Para participar, basta se inscrever pela Fanpage do Instituto. Os classificados receberão medalhas. Sendo ouro para o primeiro, prata para o segundo e bronze para o terceiro colocado.

Cubo Mágico

Cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo  professor húngaro Ernő Rubik, em 1974. Originalmente foi chamado de cubo mágico, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para cubo de Rubik.

No início da década de 1980 foram realizados campeonatos em vários países, e um mundial em Budapeste em 1982. No Brasil, a primeira competição foi  realizada em dezembro de 2007.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter