Procon alerta aposentados e pensionistas quanto a novo golpe

procon_alerta_ART

A esperança de receber valores que podem chegar a 30 mil reais é  vem sendo usada por golpistas para lesar aposentados e pensionistas no país. O novo golpe promete devolver quantias atrasadas do governo Collor, que seriam liberadas pelo INSS. Para isso, o correntista é  levado a fazer um depósito de 10% do suposto valor que tem a receber. No Acre, o Procon já recebeu duas denúncias.

A novidade do golpe é a tática usada para convencer a pessoa de que o dinheiro será recebido. Ao informar os dados da conta corrente, o cidadão recebe um depósito no valor prometido, mas que está  bloqueado. O golpista informa que esse valor só será liberado quando a quantia cobrada for depositada em determinada conta. O problema é que a quadrilha realiza um depósito com cheque sem fundos e/ou furtado, ou ainda um envelope de depósito vazio. O depósito consta no banco como verdadeiro, mas fica bloqueado até a conferência do cheque ou envelope.

Como se prevenir

Segundo a chefe da Divisão de Reclamação do Procon/AC, Daniella Barcellos, o consumidor não deve repassar nenhuma informação por telefone, nem endereço ou dados bancários e guardar todas as informações da quadrilha, desde o telefone de origem da ligação, nome no indivíduo, até a conta informada para o depósito cobrado. Feito isso, é importante procurar imediatamente a polícia.

Ainda segundo Daniella, é fundamental que os idosos fiquem atentos a pessoas que prometem apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, vender produtos, ou qualquer outra facilidade. “Não é prática do INSS, fazer contato ou pedir dados por telefone, nem muito menos são requisitados depósitos, pois todos os serviços do instituto são gratuitos”, explicou ela.

O Procon informou que só esta semana foram protocoladas duas reclamações sobre o golpe. A orientação do órgão para as pessoas, em casos como este, é de que seja formulado boletim de ocorrência junto à polícia, o que ajuda na investigação e desmonte da quadrilha.