Procon realiza palestra sobre uso do cartão de crédito a funcionários da OCA

Muita gente dá preferência ao uso do cartão de crédito na hora de pagar suas compras, seja pela comodidade e agilidade que essa opção oferece, seja pela falta do dinheiro necessário para pagamento à vista. Entretanto, é necessário ter cuidado. As altas taxas de juros cobradas podem se tornar uma verdadeira armadilha, causar endividamento e instabilidade financeira.

Preocupado com os índices de reclamações que chegam todos os dias, o órgão de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) realizou na tarde desta quarta-feira, 23, uma palestra sobre a maneira correta de se usar um cartão de crédito. Como o maior público dos que aderem a esta forma de pagamento são servidores públicos e em alusão à semana do servidor, a palestra foi realizada na Organização das Centrais de Atendimento (OCA), pelo técnico de educação e consumo do Procon, João Victor.

“O Procon, na verdade, percebeu que a população estava muito endividada e que só o atendimento não bastava, precisávamos entrar com um trabalho de educação para o consumo. Hoje em dia, se você for um servidor público, há uma facilitação para aquisição de um cartão de crédito e nem todo mundo consegue entender ou saber como usar, então pensamos na realização desta palestra aberta ao público, mas, principalmente, direcionada aos funcionários, para falar sobre vantagens e desvantagens e sobre o consumo consciente desta ferramenta”, explicou o técnico.

João Victor é técnico de educação e consumo e fala sobre as constantes reclamação que o Procon recebe direcionadas a problemas com cartões de crédito Foto: Sérgio Ronney/Secom

O cartão de crédito funciona no esquema “compre agora, pague depois”. Isto é, ele funciona como uma espécie de empréstimo que a instituição bancária faz a seu cliente, com uma data predefinida para ser pago. Se for pago no valor total apontado e na data estipulada, a grande maioria dos cartões não cobra nada a seus clientes, porém, em caso de atraso, o consumidor pode acabar se envolvendo em uma bola de neve, já que os juros giram em torno de 20%.

“O cartão de crédito nada mais é do que uma ilusão. Pagamos ali com ele, pois, muitas das vezes, não temos dinheiro para pagar à vista. Ele nos dá um prazo maior para pagar o que compramos, mas, no final, precisamos pagar e tem gente que não consegue controlar isso, acaba se endividando. Eu já passei por isso e acredito que muita gente também passa, então, uma palestra como essa nos ajuda a ter mais cuidado com o cartão de crédito, a ter um planejamento e um consumo consciente”, disse a servidora da OCA, Janaína Marques.

Janaína Marques disse já ter tido problemas com o uso do cartão de crédito Foto: Sérgio Ronney/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter