Procon realizará ações educativas e de fiscalização na feira de negócios da Expoacre

Procon realizará ações educativas e de fiscalização na feira de negócios da Expoacre

Visando garantia dos direitos de quem pretende comprar ou fazer negócios na Feira de Exposições, que acontecerá entre os dias 27 de julho a 4 de agosto, a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, se reuniu com os diretores do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC) buscando parcerias, na manhã desta sexta-feira (31).

A feira acontecerá no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco e diferente das edições anteriores, ficará aberto à visitação e negócios também durante todo o dia. Conforme o planejamento, o Procon atuará na feira com ponto fixo e desenvolverá as ações em duas etapas: a primeira alcançando os feirantes em espaços disponibilizados pelo governo (artesãos, ambulantes, pequenos empreendedores e autônomos do ramo de alimentação) e na segunda etapa, as ações serão aplicadas nos espaços destinados as empresas com iniciativa privada e novos expositores.

“Nós vamos lançar na próxima semana o edital com 267 vagas para trabalhadores que ocuparão espaços públicos e todos eles vão passar por essas ações educativas, além dos que já tem pontos lá. Queremos garantir que estejam trabalhando sem excessos ou causem prejuízo ao consumidor, com preços abusivos, só porque estão trabalhando na festa, essa é nossa preocupação e por isso viemos buscar essa parceria como Procon”, disse Eliane Sinhasique.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, quer os comerciantes estejam trabalhando na feira sem excessos. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O atual diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, André Gil, informa que todos os anos o órgão está presente na feira de negócios, só que este ano vai dar maior ênfase em ações educativas e de conscientização aos comerciantes quanto à qualidade do serviço, precificação e o repasse de informação ao consumidor.

“O Procon vai estar ofertando palestras educativas no sentido de esclarecer como o comerciante deve se comportar na prestação do serviço e venda do produto, este é o nosso papel. Sabemos que o público tem a Expoacre como atração e nossa intenção não é notificar ninguém, mas garantir que estejam trabalhando de acordo como pede a lei. Fazemos fiscalizações, mas o foco é preventivo”, destacou o diretor do Procon.

O diretor André Gil explica que este ano as ações terão foco preventivo além das atividades de fiscalização. (Foto: Diego Gurgel/Secom)