Procura por centros de saúde esvazia pronto-socorro

Barral y Barral e Cláudia Vitorino atendem das 7 às 22 horas

A população de Rio Branco segue as orientações das autoridades de saúde e passa a buscar atendimento médicos no Centro de Saúde Barral y Barral, que desde o último sábado ampliou o horário de funcionamento e a equipe de profissionais de saúde. Com isso, caiu o número de pacientes que procuram o pronto-socorro com sintomas de dengue ou viroses. Até a última sexta-feira, a média de atendimento no PS era de 800 pessoas ao dia.

O gerente de assistência à saúde do pronto-socorro do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), Areski Peniche, diz que ainda não foi feito um levantamento sobre o volume de atendimento desde o fim de semana, mas considera a redução significativa. "Posso garantir que hoje a procura é bem menor. Está dentro do limite aceitável", afirma. Até as 17 horas desta terça-feira, 13, não havia nenhum paciente pendente, apenas pessoas que aguardavam resultado de exames.

O pronto-socorro de Rio Branco tem 17 médicos trabalhando em sistema de plantão 24 horas. Entre eles cinco clínicos-gerais, três pediatras, quatro cirurgiões, dois ortopedistas, dois anestesistas e um intensivista.

O Centro de Saúde Barral y Barral e o Centro de Saúde Cláudia Vitorino, que atenderá também até as 22 horas a partir desta quarta-feira, oferecem assistência à saúde a pessoas com síndrome febril. Equipe composta por clínicos, enfermeiros, técnicos e laboratoristas foi ampliada para dar suporte ao atendimento de emergência do pronto-socorro. Os centros de saúde dos bairros Adalberto Sena, Quinze (Eduardo Assmar), Cidade Nova, Belo Jardim (Souza Araújo), São Francisco e Placas estão em reforma e serão entregues à população em quatro meses.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter