Acre inicia primeira etapa de vacinação contra aftosa

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa do rebanho bovino do Estado começou na última quinta-feira, 1º de maio. A previsão é vacinar 2,6 milhões animais para que o Acre garanta o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre da aftosa com vacinação.

Na segunda etapa de vacinação em novembro de 2007 foram imunizados 94,5% do rebanho do estado. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) estima que sejam vacinados nesta etapa 100% dos bovinos e bubalinos. Os produtores têm até 31 de maio para imunizar o gado e devem declarar a vacinação do rebanho ao escritório do órgão estadual de defesa agropecuária do seu município até o dia 15 de junho.

Para este ano, o instituto investiu no reforço do serviço de vacinação acompanhada. "O serviço de vigilância sanitária deve ser constante para garantir que o Estado permaneça na condição de área livre de aftosa com vacinação", salientou o diretor-presidente do Idaf, Paulo Viana.

De acordo com Viana, 100% das propriedades que fazem fronteira com a Bolívia serão georreferenciadas. Esse sistema permite a visualização das 897 propriedades existentes na área de fronteira em sites de localização.

As propriedades de Capixaba, Acrelândia, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Assis Brasil fazem parte da área monitorada pelo sistema de georreferenciamento. Além das ações na área de fronteira, o Idaf intensifica ainda os serviços de Vigilância Sanitária nas 16.864 propriedades rurais com rebanho.

O status internacional de área livre de aftosa com vacinação foi conquistado pelo Acre em 2005. O reconhecimento permite ao Estado comercializar todos os tipos de carne, além de  animais vivos, para o mercado externo.